Norueguês Braathen encerra aposentadoria para correr pelo Brasil no esqui

direitaonline



Lucas Braathen, ex-campeão norueguês de esqui alpino da Copa do Mundo de slalom, anunciou na quinta-feira que está deixando a aposentadoria para correr pelo Brasil e disputar futuras medalhas mundiais e olímpicas.

O jovem de 23 anos, que tem mãe brasileira e pai norueguês, aposentou-se surpreendentemente em outubro passado, às vésperas da atual temporada da Copa do Mundo, após desentendimentos com a Associação Norueguesa de Esqui.

“Estou voltando ao esporte de corrida de esqui alpino e estou fazendo isso representando o país onde descobri meu amor pelos esportes, que é o Brasil”, disse o pentacampeão da Copa do Mundo em entrevista coletiva no Hanger-7 da Red Bull, em Salzburgo, Áustria.

“Estou muito orgulhoso de poder representá-los em Copas do Mundo, campeonatos mundiais e Jogos Olímpicos”, acrescentou o esquiador nascido em Oslo, que também é conhecido por suas roupas coloridas e unhas pintadas.
O Brasil nunca ganhou uma medalha em nenhuma Olimpíada de Inverno desde sua estreia em 1992. “Chegou a hora, Brasil. Vamos dançar”, postou em português no Instagram.

Braathen disse em outubro passado, quando aposentou após denúncias de disputas sobre direitos de imagem, que se sentia livre pela primeira vez em anos e estava seguindo seus sonhos. “Na época parecia muito improvável retornar ao esporte”, disse ele em entrevista coletiva.

“Obviamente todo mundo sabe que sou meio brasileiro. Então todo mundo sabe que essa opção existia desde que entrei na Copa do Mundo… mas isso não fazia parte da tomada de decisão de quando e por que fiz o que fiz. “Na época não pensei que voltaria ao esporte”.

Os próximos campeonatos mundiais alpinos serão em Saalbach-Hinterglemm no próximo ano, e Braathen disse que queria se estabelecer o mais rápido possível. “Chegar ao primeiro campeonato com a bandeira do Brasil nas costas é algo que tenho muito orgulho e vontade de fazer acontecer”, disse.

Braathen, que tem um apartamento na Áustria, perto da fábrica de esqui Atomic, espera que o maior número possível de seus fãs noruegueses “gostariam de me apoiar pela pessoa que sou e não necessariamente apenas com base na bandeira que represento”. Ele disse que a ruptura com a federação norueguesa ocorreu em termos ‘amistosos’. Veja abaixo o vídeo em que Lucas anuncia sua decisão de disputar pelo Brasil. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Reuters)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ao lado de Michelle, Bolsonaro discursa em Salvador para ato do ‘PL Mulher’

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, fez um discurso emocionante durante um evento do ‘PL Mulher’ hoje (9), em Salvador, onde esteve acompanhado de Michelle Bolsonaro, sua esposa. “Boa tarde, minha Bahia! Obrigado a Deus pela oportunidade, pela presença de vocês, mulheres, e pelo interesse em participarem da política nacional. Posso […]