O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, voltou a mencionar Lula (PT) após as declarações do brasileiro comparando a ofensiva israelense em Gaza ao Holocausto — o genocídio de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Em uma publicação na rede social X (ex-Twitter), Katz escreveu: ‘Ninguém vai dividir nosso povo — nem você, Lula’, em uma crítica direta ao petista, marcando seu perfil na plataforma. Foram duas postagens com o mesmo conteúdo. Uma em português e outra, em hebraico.
A imagem anexada à postagem mostra homens e mulheres abraçados, juntamente com as bandeiras do Brasil e de Israel, além de duas pessoas vestindo camisas amarelas, semelhantes às da seleção brasileira de futebol. Veja abaixo!
Ninguém vai separar nosso povo – nem mesmo você @LulaOficial.
Shabat Shalom! pic.twitter.com/QlJJqnVVR0
— ישראל כ”ץ Israel Katz (@Israel_katz) February 23, 2024
Katz foi quem declarou Lula como ‘persona non grata’ na última segunda-feira. Desde então, tem feito diversas postagens críticas direcionadas ao petista, entre elas o vídeo da jovem brasileira que escapou com vida do ataque do Hamas. Segundo ela, o governo Lula nunca entrou em contato com ela. Clique AQUI para assistir.
O termo ‘persona non grata’ é um dispositivo legal utilizado nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo. Esta designação é descrita no artigo 9 da Convenção de Viena sobre relações diplomáticas. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: G1)