Após a derrota da Bélgica para o Marrocos, neste domingo (27), pela Copa do Mundo, torcedores belgas que acompanhavam a partida em Bruxelas (capital do país) causaram confusão. Os vândalos atearam fogo em várias motocicletas scooters e pelo menos um carro foi destruído. Antes da partida já havia relato de desordem, que aumentou após o apito final.
Segundo o portal de noticias De Morgen, manifestantes jogaram fogos de artifício nas pessoas, outros quebraram lojas. Incêndios também foram iniciados. “Várias scooters pegaram fogo e uma foi arremessada contra o para-brisa de um carro”.
Cerca de 100 policiais foram deslocados para o centro Bruxelas e usaram dois canhões de água para deter os manifestantes. O local onde a partida era exibida foi fechado, e os polícias também foram recebidos com pedras.
“Às 15h22 (horário local), dezenas de pessoas, algumas delas de gorro, procuraram confronto com os serviços de segurança”, diz Ilse Van de Keere, porta-voz da zona policial de Bruxelas. “Fogos de artifício foram usados e projéteis foram lançados”. Um contêiner também estava em chamas no cruzamento da Woeringenstraat com a Lemonnierlaan.
Ainda de acordo com o porta-voz, um semáforo também foi destruído e um carro com ocupantes foi cercado no Boulevard Lemonnier. Um jornalista também foi ferido no rosto por fogos de artifício. “Decidiu-se então proceder a uma intervenção policial, com recurso a canhão de água e gás lacrimogéneo”.
Uma ambulância foi até alvejada com pedras perto do Lemonnierlaan. “Há danos na carroceria, nos espelhos externos e na iluminação”, disse Walter Derieuw, porta-voz do corpo de bombeiros em Bruxelas. Felizmente, a tripulação está ilesa. Achamos incompreensível e absurdo que os serviços de emergência recorram às forças de segurança para poderem trabalhar em paz e segurança”.
Como resultado dos distúrbios, um total de seis estações de metrô em Bruxelas não funcionarão esta noite. Especialmente no centro de Bruxelas e em Zuidwijk, mas também em Molenbeek, as estações de metrô foram fechadas por ordem da polícia. Os bondes e metrôs passam pelas estações, mas não param. Portanto, nenhum viajante pode entrar ou sair.
O prefeito de Bruxelas, Philippe Close (PS), lamentou os incidentes ocorridos no centro da cidade de Bruxelas durante e após a partida da Copa do Mundo entre Bélgica e Marrocos. “Condeno veementemente os incidentes ocorridos esta tarde”, disse o prefeito de Bruxelas no Twitter. “A polícia já agiu duramente. Portanto, aconselho os apoiadores a não virem ao centro. A polícia está fazendo de tudo para manter a ordem pública. Também pedi a eles que procedessem com as prisões administrativas dos manifestantes”.
A Ministra do Interior da Béligica, Annelies Verlinden (CD&V), também respondeu aos tumultos. Ela disse ser “triste ver como alguns se aproveitam da situação para se revoltar”. Em um tweet, Verlinden agradece às forças policiais que, segundo ela, estão “fazendo todo o possível para acabar com isso, e que farão de tudo para identificar os desordeiros nos próximos dias”.
O medo de tumultos já existia antecipadamente e a polícia esteve no local em massa. Havia muitos agentes no Beurs, onde também fica parte do mercado de Natal. Cafés como De Falstaff e Les Brasseurs também tomaram medidas de segurança com antecedência. O jornalista do VRT, Riadh Bari, mostrou no Twitter durante toda a tarde o que está acontecendo perto de sua casa.
Even buiten geweest voor het werk. Mijn traangas-ontmaagding is een feit (amai dat doet pijn). Politie chargeert nu weg van centrum. Om de paar minuten waterkanon. pic.twitter.com/UoWAbEqdy7
— Riadh Bahri 🏳️🌈 (@Riadh_B) November 27, 2022
A Bélgica é um país da Europa Ocidental e conhecida por suas cidades medievais, sua arquitetura renascentista e por ser a sede da União Europeia e da OTAN. O país tem regiões distintas, que incluem Flandres, ao norte, cuja população tem o holandês como idioma nativo, Valônia, ao sul, que tem como idioma oficial o francês, e uma comunidade falante da língua alemã ao leste. A capital é Bruxelas.
O país possui aproximadamente 12 milhões de habitantes (o mesmo que a cidade de São Paulo);possui IDH, PIB e renda per capita considerado altos. O regime de governo é a Monarquia Parlamentarista e seu Rei é o monarca Philippe Léopold Louis Marie (62 anos).
E veja também: Ministro Barroso defende regulação das mídias sociais e tributação das Big Techs. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander