O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) divulgou vídeo em suas redes sociais criticando o decreto do Ministério da Justiça de exigir o recadastramento das armas de CACs e de demais proprietários, medida anunciada por Flávio Dino nesta semana.
Uma portaria da pasta de Dino concedeu o prazo de 60 dias para que civis registrem suas armas junto ao Sistema Nacional de Armas, da Polícia Federal (PF). No início do mês, o Lula também assinou decreto que muda as regras de aquisição e registro de armas de fogo.
Conforme explica Mourão, a decisão do governo Lula vai contra o próprio estatuto do desarmamento, que “deixa muito claro que a responsabilidade pelo registro e acompanhamento do armamento e equipamento pertencente as senhoras e senhores (CACs) pertence ao comando do Exército, e para isso existe o Sigma”.
“O novo governo já iniciou criando um grande equívoco, uma grande confusão. (…) Aqui no Senado, pretendo reunir com outros senadores no sentido de obstaculizar essa ação do governo federal.” Assista abaixo!
No Senado Federal, vou defender os direitos e interesses dos Colecionadores, Atiradores e Caçadores. pic.twitter.com/dd6e6dORgQ
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) February 3, 2023