O governo Lula (PT) está prestes a lançar uma campanha publicitária sobre o Pix com o slogan “é meu, é seu, é do Brasil”, poucas semanas após a revogação de uma regra que aumentaria a supervisão da Receita Federal sobre transferências de pessoas físicas via Pix que ultrapassassem R$ 5.000 mensais. A informação é da Folha de SP.
Para reforçar a imagem do Pix como um método de pagamento seguro, confiável e isento de taxas, a campanha será direcionada a empreendedores e trabalhadores autônomos. Na noite de sexta-feira (17), a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência) comunicou às agências de publicidade do governo sobre a nova ordem de desenvolver a campanha.
Na mesma noite, foi estabelecido que a mensagem principal seria destacar o Pix como uma iniciativa de Estado. Segundo reportagem da Folha, a comunicação com o setor de autônomos e informais, já complicada, ficou ainda mais difícil com o episódio.
Antes de assumir o comando da Secom na semana passada, o ministro Sidônio Palmeira já havia pedido às agências de publicidade do governo a criação de uma campanha informativa sobre as novas diretrizes de monitoramento financeiro da Receita.
Na quinta-feira (16), logo após a revogação da norma, a Secom notificou a agência Calia, responsável pelo projeto, sobre o cancelamento da campanha anterior, instruindo-as a aguardarem novos pedidos. Na quarta-feira (22), a Calia foi novamente escolhida para criar o material promocional.
Durante a reunião ministerial de segunda-feira (20), a primeira do ano de 2025, Sidônio declarou sua intenção de visitar os ministérios para identificar marcas que possam impulsionar a publicidade do governo no penúltimo ano do mandato de Lula.
Ele também planeja monitorar os processos licitatórios de comunicação na Esplanada para otimizar as operações. E mais: Gilmar Mendes volta a defender semipresidencialismo no Brasil: “não é chegada a hora?”. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: Folha de SP)