O futebol brasileiro está de luto com a notícia do falecimento, aos 94 anos, de um de seus maiores treinadores, Rubens Minelli. O ex-jogador e renomado técnico deixou sua marca na história do esporte ao conquistar quatro títulos brasileiros, defendendo as cores de Palmeiras, Internacional e São Paulo. O Club Internacional, onde Minelli deixou seu legado com um bi-campeonato brasileiro (75 e 76), confirmou a triste notícia por meio de suas redes sociais.
Segundo o enfermeiro Renato Cardoso, que acompanhou Minelli nos últimos anos, o ex-técnico foi internado no último dia 24 do mês passado para tratar uma infecção. Apesar do tratamento com antibióticos, a situação de saúde do treinador se agravou, resultando em seu falecimento por volta das 12h44. Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório e sepultamento.
Nascido em São Paulo, Rubens Minelli completaria 95 anos no próximo dia 19 de dezembro. Sua carreira no futebol teve início na década de 1950, atuando por clubes como Ypiranga-SP, Nacional-SP e São Paulo. Contudo, foi como treinador que Minelli se destacou e construiu sua brilhante trajetória.
Minelli entrou para a história como o primeiro treinador a conquistar o Campeonato Brasileiro por três vezes consecutivas. Em 1975 e 1976, o feito foi realizado à frente do Internacional, e no ano seguinte, dirigindo o São Paulo. Antes da nomenclatura atual da competição, ele também levou o Palmeiras ao título em 1969.
Além dos clubes mencionados, o renomado treinador comandou equipes como Grêmio, Corinthians, Atlético-MG, Santos, Portuguesa, Sport, Paraná, Ponte Preta e Coritiba. Sua influência também ultrapassou as fronteiras do Brasil, tendo treinado o Al-Hilal, da Arábia Saudita.
No Internacional, Minelli deixou sua marca ao promover uma verdadeira revolução tática em uma equipe que contava com grandes nomes como Manga, Falcão, Carpegiani e Valdomiro, entre outros craques. Seu legado no futebol brasileiro será eternamente lembrado, e sua contribuição ao esporte continuará inspirando gerações futuras.
Rubens Minelli também tinha acabado de receber uma grande homenagem com a publicação de sua biografia, o livro “Professor Rubens Minelli, a saga do técnico tetracampeão brasileiro”, publicado pelo neto do treinador, o jornalista Brunno Minelli. Clique AQUI para ver à venda na ‘Livraria Travessa’.
Ver essa foto no Instagram
Nas redes sociais, diversos clubes manifestaram pesar pela morte do grande treinador. o São Paulo Futebol CLube, que deve a Minelli a conquista de seu primeiro título brasileiro, em 1977, decreto luto oficia de três dias na instituição. Confira abaixo!
Hoje, o mundo do futebol perdeu o ex-técnico Rubens Minelli. Comandante do inesquecível time Bicampeão Brasileiro (1975 – 1976), Minelli será sempre exaltado com carinho por todos os colorados. Nossos pensamentos estão com a família, amigos e todos os fãs neste momento difícil.… pic.twitter.com/XhpSTWwnb7
— Sport Club Internacional (@SCInternacional) November 23, 2023
O São Paulo FC, com imensa tristeza, lamenta o falecimento de Rubens Francisco Minelli, técnico do nosso primeiro título brasileiro, na edição de 1977. Ele nos deixa aos 94 anos.
Nossos sentimentos e condolências aos familiares, amigos e admiradores deste que foi um dos maiores… pic.twitter.com/XYfdADZkX9
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) November 23, 2023
A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta profundamente a morte de Rubens Minelli, comandante do clube na conquista do tetra brasileiro, em 1969, e um dos maiores treinadores do país em todos os tempos. Minelli, que iniciou a carreira de técnico em nossas categorias de base, deixa… pic.twitter.com/8hyDhvliLf
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 23, 2023
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte do ex-técnico Rubens Minelli, um dos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro. Muita força aos amigos e familiares neste momento tão triste. #CRF
— Flamengo (@Flamengo) November 23, 2023
O Sport Club Corinthians Paulista lamenta a morte de Rubens Minelli, um dos técnicos mais marcantes do futebol brasileiro, aos 94 anos. Pelo Timão, o treinador comandou a equipe alvinegra no Paulistão de 1986.
Rubens somou 38 jogos, sendo 21 vitórias, sete empates e 10 derrotas… pic.twitter.com/n7wgbE5z2G
— Corinthians (@Corinthians) November 23, 2023
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander