Faleceu nesta sexta-feira (18), aos 85 anos, o empresário Peter Rodenbeck (foto acima), responsável por introduzir no Brasil grandes marcas como McDonald’s, Outback Steakhouse e Starbucks. Segundo comunicado da Bloomin’ Brands, dona da operação do Outback no país, Rodenbeck foi vítima de um câncer e atuava como conselheiro da empresa até seus últimos dias.
Nascido em Mount Pleasant, Michigan, nos Estados Unidos, Rodenbeck se naturalizou brasileiro e começou sua trajetória de sucesso no Brasil em 1979, quando trouxe a primeira unidade do McDonald’s para o país, localizada no Rio de Janeiro. Ele permaneceu à frente da operação por quase duas décadas, expandindo a presença da marca no território brasileiro.
Em 1996, Rodenbeck foi novamente pioneiro, trazendo a rede de restaurantes Outback Steakhouse para o Brasil, em parceria com os empresários Salim Maroun e Giancarlo Zanolini.
O Outback, que hoje conta com 173 unidades em funcionamento no país, se consolidou como uma das maiores redes de casual dining no Brasil. “Peter liderou e inspirou uma legião de empreendedores em todo o Brasil, além de colaboradores de todas as marcas por onde passou”, destacou a Bloomin’ Brands em seu comunicado.
Dez anos depois, em 2006, Rodenbeck fez mais uma aposta de sucesso ao trazer a famosa rede de cafeterias Starbucks para o Brasil, ao lado de sua esposa, Maria Luisa Rodenbeck. A operação foi conduzida pela empresa do casal, a Cafés Sereia do Brasil, até 2018, quando a administração foi assumida pela SouthRock, que entrou em recuperação judicial em 2023.
Sobre as marcas que Peter Rodenbeck trouxe ao Brasil:
McDonald’s foi fundado em 1940 por Richard e Maurice McDonald em San Bernardino, Califórnia. Com o passar dos anos, o conceito de fast food desenvolvido por Ray Kroc tornou a marca uma das maiores redes de restaurantes do mundo, presente em mais de 100 países.
Outback Steakhouse, criado em 1988 na Flórida, Estados Unidos, foi fundado por Bob Basham, Chris Sullivan, Trudy Cooper e Tim Gannon. A marca é conhecida por seu estilo de comida inspirado no interior da Austrália, focando em carnes e pratos robustos.
Starbucks teve início em 1971, em Seattle, Estados Unidos, pelos empresários Jerry Baldwin, Zev Siegl e Gordon Bowker. Hoje, a Starbucks é uma das maiores cadeias de cafeterias do mundo, famosa por sua variedade de cafés e produtos relacionados.
A história de Peter Rodenbeck não só transformou o mercado de alimentação no Brasil, como também influenciou a vida de muitos empreendedores e consumidores. E mais: Milei reforça papel da iniciativa privada, mas dá recado a empresários: “sejam arquitetos de seu futuro”. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação (via PEGN); Fonte: PEGN)