Faleceu, nesta quinta-feira (8), a Rainha Elizabeth II aos 96 anos de idade. A informação foi confirmada pelo perfil oficial da Família Real Britânica às 14h30. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral.
Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o príncipe Charles, deve assumir o trono de rei do Reino Unido e de outros 14 países sob chefia do monarca britânico, como Austrália e Canadá.
A soberana com o reinado mais longo do Reino Unido e a monarca mais velha do mundo sofria do que o Palácio de Buckingham tem chamado de “problemas de mobilidade episódicos” desde o fim do ano passado. O príncipe Charles e a esposa Camilla viajaram para a casa escocesa onde a rainha está hospedada, o Castelo de Balmoral, junto com o filho mais velho de Charles, o príncipe William, disseram autoridades. Outros familiares também estavam reunidos no local.
Ontem (7), a rainha foi forçada a cancelar uma reunião virtual, planejada com ministros, depois de ser aconselhada a descansar por seus médicos. No dia anterior, ela havia sido fotografada nomeando Liz Truss como a nova primeira-ministra do país em sua casa escocesa, o Castelo de Balmoral.
Elizabeth é rainha do Reino Unido e de mais de uma dezena de outros países desde 1952. No início deste ano, comemorou seu 70º aniversário no trono.