Moraes proíbe ‘Folha de SP’ de entrevistar Filipe G. Martins

direitaonline



Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou a autorização para que a Folha de S. Paulo entrevistasse Filipe Garcia Martins, ex-assessor da Presidência durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Martins, que esteve preso por seis meses sob suspeita de envolvimento em uma suposta trama golpista para manter Bolsonaro no poder, foi liberado em 9 de agosto, mas permanece sob medidas cautelares.

A solicitação de entrevista foi feita pela coluna “Painel” da Folha em 18 de junho, com o aval da defesa de Martins. No entanto, em decisão datada de 22 de agosto, Moraes negou o pedido, argumentando que tal entrevista poderia violar uma das condições impostas para a liberdade provisória do ex-assessor, que inclui a proibição de comunicação com outros investigados na mesma investigação, como o ex-presidente Bolsonaro, os ex-ministros Walter Braga Netto e Augusto Heleno, e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Segundo Moraes, “No atual momento das investigações, em virtude da proibição de comunicação com os demais investigados, a realização da entrevista jornalística com o investigado não é conveniente para a investigação criminal, a qual continua em andamento”.

Além da proibição de entrevistas, o ministro impôs a Martins uma série de outras restrições: o uso de tornozeleira eletrônica, a apresentação semanal à Justiça de Ponta Grossa (PR), a proibição de deixar o país, e o cancelamento de todos os seus passaportes. Também foram suspensos quaisquer documentos que permitam o porte de arma de fogo, e o uso de redes sociais foi proibido.

Em resposta à decisão, o advogado de Martins, Ricardo Scheiffer Fernandes, expressou “profunda indignação pela decisão proferida”. Em nota, Fernandes afirmou que “O caso inteiro é flagrante injustiça, originada de um erro policial e judicial crasso, que culminou em uma prisão ilegítima desde o princípio. As medidas cautelares impostas não apenas carecem de fundamento, mas representam uma afronta à justiça, perpetuando um erro em cima de outro”.

Martins nega qualquer envolvimento na suposta trama golpista e continua a defender sua inocência enquanto as investigações prosseguem. Clique AQUI para ver a reportagem na íntegra. (Foto: EBC; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Barroso rejeita afastar Moraes do inquérito sobre vazamento de conversas do TSE

Luís Roberto Barroso negou na terça-feira (27) um pedido que solicitava o afastamento de Alexandre de Moraes da condução de uma investigação preliminar sobre o vazamento de mensagens de seus assessores no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solicitação foi apresentada pela defesa de Eduardo Tagliaferro, perito criminal […]