O jornalista Merval Pereira questionou, durante edição do ‘Estúdio I’, na Globo News, como é possível que o ministro Alexandre de Moraes, do STF, seja a vítima e também o relator do caso que julgará a deputada Carla Zambelli.
A PGR denunciou a parlamentar sobre o caso em que houve uma invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e emitiu um mandado falso de prisão contra Moraes. O hacker Walter Delgatti, que executou a invasão, também foi denunciado pela PGR. Ele acusa Zambelli de tê-lo contratado para o serviço ilegal.
De volta à Globo News, Merval, que também é presidente da Academia Brasileira de Letras, disse: “O (ministro Alexandre de) Moraes é a vítima desse caso. Como é que ele vai ser o relator? (…)”.
Ainda segundo o comentarista, “esse é um dos problemas, porque há muito tempo o Supremo (Tribunal Federal) está confundindo ataques pessoais com ataques à instituição. (…) Vira um caso de segurança nacional, e não tem nenhum sentido isso”, citando como exemplo também o caso do Aeroporto de Roma, na Itália, onde houve uma confusão de Moraes com uma família de São Paulo. Assista abaixo!
“O (ministro Alexandre de) Moraes é a vítima desse caso. Como é que ele vai ser o relator? (…) Esse é um dos problemas, porque há muito tempo o Supremo (Tribunal Federal) está confundindo ataques pessoais com ataques à instituição. (…) Vira um caso de segurança nacional, e… pic.twitter.com/oUqRQRyfD7
— GloboNews (@GloboNews) April 23, 2024