Moraes citou Hitler e II Guerra Mundial para autorizar busca contra deputado

direitaonline



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes citou o nome de Adolf Hitler (1889-1945) para autorizar a operação de busca e apreensão contra o deputado Carlos Jordy (PL-RJ), realizada na quinta-feira (18 de janeiro de 2024). Em sua decisão, o magistrado enfatizou a necessidade de responsabilizar todos os envolvidos nos acontecimentos de 8 de janeiro, declarando o seguinte:

“A Democracia brasileira não suportará mais a ignóbil política de apaziguamento, cujo fracasso foi amplamente demonstrado na tentativa de acordo do então primeiro-ministro inglês Neville Chamberlain com Adolf Hitler.”. Clique AQUI para ler a decisão na íntegra e veja abaixo o trecho específico.

Essa não é a primeira vez que Moraes utiliza citações de Hitler e do ex-primeiro-ministro britânico Neville Chamberlain (1869-1940) em suas decisões. O ministro já havia recorrido à mesma referência em janeiro de 2023, ao determinar o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), um dia após os atos extremistas de 8 de janeiro.

Naquela ocasião, Moraes escreveu: “A Democracia brasileira não suportará mais a ignóbil política de apaziguamento, cujo fracasso foi amplamente demonstrado na tentativa de acordo do então primeiro-ministro inglês Neville Chamberlain com Adolf Hitler. Os agentes públicos (atuais e anteriores) que continuarem a agir dolosamente dessa maneira, pactuando covardemente com a quebra da Democracia e a instalação de um estado de exceção, serão responsabilizados, pois, como ensinava Winston Churchill, ‘um apaziguador é alguém que alimenta um crocodilo esperando ser o último a ser devorado.'”

Chamberlain, então primeiro-ministro do Reino Unido e defensor de uma política de apaziguamento, buscava evitar um novo conflito na região ao negociar a anexação de territórios pela Alemanha de Hitler. No entanto, essa tentativa mostrou-se infrutífera quando os alemães invadiram a Polônia. Winston Churchill, contrário à política de Chamberlain, sucedeu-o e decidiu enfrentar o exército de Hitler. E veja também: Canadense campeão mundial do salto com vara morre aos 29 anos. Clique AQUI para ver. (Foto: STF; Fonte: Poder360)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Em Recife, Lula participa de passagem de cargo do ‘Comando Militar do Nordeste’

Na manhã dessa sexta-feira, 19 de janeiro, foi realizada a cerimônia de passagem de comando do Comando Militar do Nordeste (CMNE), do General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos para o General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro. A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás […]