Nesta sexta-feira (28), Alexandre de Moraes declarou “não ter ouvido” as declarações de Luiz Inácio (PT) sobre a atuação da Corte e a possibilidade de anistia para os acusados dos atos de ‘8 de Janeiro’.
No entanto, afirmou que cabe ao Supremo Tribunal Federal interpretar a Constituição: “Vamos aguardar. Quem admite ou não a anistia é a Constituição Federal. E quem interpreta a Constituição Federal é o Supremo Tribunal Federal”, disse Moraes a jornalistas no 3º dia do 12º Fórum de Lisboa, organizado pelo ministro Gilmar Mendes.
Após a decisão do STF de liberar o porte de maconha na terça-feira (25.jun), Lula criticou a atuação da Corte, afirmando que o Supremo não deveria “se meter em tudo” e que a discussão deveria ter ocorrido no Congresso.
Em entrevista à Rádio Itatiaia ontem (27), o petista mencionou a possibilidade de anistia aos acusados do 8 de Janeiro: “Eu sou favorável a ter anistia. Eu briguei muito tempo para ter anistia no Brasil. Mas, neste caso, a gente nem puniu todo mundo. A gente nem descobriu todo mundo. Nós estamos procurando gente ainda, financiador”, declarou Lula.
Moraes não comentou diretamente as declarações de Lula: “Eu não posso comentar o que eu não ouvi”, completou.
Moraes também falou sobre o papel do STF no processo eleitoral, dizendo que “quando a democracia é mais atacada e a Constituição é mais desrespeitada, o Supremo Tribunal Federal tem a missão constitucional de defendê-la”. Veja abaixo! (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Poder360)