Moraes sobre anistia do ‘8 de Janeiro’: “quem admite é a CF e quem interpreta a CF é o STF”

direitaonline



Nesta sexta-feira (28), Alexandre de Moraes declarou “não ter ouvido” as declarações de Luiz Inácio (PT) sobre a atuação da Corte e a possibilidade de anistia para os acusados dos atos de ‘8 de Janeiro’.

No entanto, afirmou que cabe ao Supremo Tribunal Federal interpretar a Constituição: “Vamos aguardar. Quem admite ou não a anistia é a Constituição Federal. E quem interpreta a Constituição Federal é o Supremo Tribunal Federal”, disse Moraes a jornalistas no 3º dia do 12º Fórum de Lisboa, organizado pelo ministro Gilmar Mendes.

Após a decisão do STF de liberar o porte de maconha na terça-feira (25.jun), Lula criticou a atuação da Corte, afirmando que o Supremo não deveria “se meter em tudo” e que a discussão deveria ter ocorrido no Congresso.

Em entrevista à Rádio Itatiaia ontem (27), o petista mencionou a possibilidade de anistia aos acusados do 8 de Janeiro: “Eu sou favorável a ter anistia. Eu briguei muito tempo para ter anistia no Brasil. Mas, neste caso, a gente nem puniu todo mundo. A gente nem descobriu todo mundo. Nós estamos procurando gente ainda, financiador”, declarou Lula.

Moraes não comentou diretamente as declarações de Lula: “Eu não posso comentar o que eu não ouvi”, completou.
Moraes também falou sobre o papel do STF no processo eleitoral, dizendo que “quando a democracia é mais atacada e a Constituição é mais desrespeitada, o Supremo Tribunal Federal tem a missão constitucional de defendê-la”. Veja abaixo! (Foto: reprodução vídeo; Fonte: Poder360)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Decisão do STF sobre maconha pode beneficiar até 19 mil presos

A recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de estabelecer um limite de até 40 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas para diferenciar usuários de traficantes pode trazer benefícios para milhares de presos por tráfico. Conforme reportado pela Folha de São Paulo, aqueles condenados por portar quantidades inferiores ao […]