O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu 48 horas para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explique sua visita à embaixada da Hungria, em Brasília. A informação é do advogado do ex-presidente, Fabio Wajngarten, de acordo com reportagem da CNN (assista ao fim da reportagem). O STF confirmou o prazo para a resposta do ministro.
Bolsonaro ficou de 12 a 14 de fevereiro na embaixada. A informação foi revelada pelo jornal americano “The New York Times”. Questionado sobre o objetivo de uma explicação, Bolsonaro disse que: “Algum crime, porventura, venham a investigar”.
“Então, digamos porventura dormir na embaixada, ou conversar com embaixador, algum crime nisso? Tenha paciência, chega de perseguir”, afirmou Bolsonaro. A Polícia Federal (PF) vai investigar a permanência do ex-presidente na embaixada. Alvo de investigações criminais no STF, Bolsonaro não poderia ser preso em uma embaixada estrangeira porque estaria legalmente fora do alcance das autoridades brasileiras.
A defesa de Bolsonaro confirmou que o ex-presidente ficou hospedado na embaixada com o objetivo de manter contatos com autoridades do país. Os advogados afirmam que o ex-presidente mantém bom relacionamento com o primeiro-ministro Viktor Orbán.
“Nos dias em que esteve hospedado na embaixada, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações”, diz a nota da defesa.
Os advogados afirmam ainda que quaisquer interpretações que extrapolem essas informações repassadas pela defesa constituem “evidente obra ficcional”, sem relação com a realidade dos fatos e “mais um rol de fake news”. Saiba mais na reportagem abaixo! E mais: Corretora estima rombo de R$ 90 bi nas contas públicas em 2024. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: CNN)
Durante evento, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi questionado sobre hospedagem na embaixada da Hungria. O ex-secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, disse que o ministro Alexandre de Moraes intimou Bolsonaro a se explicar #CNNBrasilPrimeTime https://t.co/JCetojwY2Z pic.twitter.com/mA0AwDmszI
— CNN Brasil (@CNNBrasil) March 26, 2024
Também ontem (25), o Itamaraty convocou o embaixador da Húngria no Brasil, Miklós Halmai, para explicar a estada de 2 dias do ex-presidente nas dependências da embaixada durante o Carnaval.
O diplomata conversou com a Secretária de Europa e América do Norte, embaixadora Maria Luísa Escorel, por 20 minutos em Brasília. Segundo informações do ‘Poder360’, Halmai teria tratado com naturalidade a visita do ex-presidente em sua conversa no Itamaraty e não deu maiores explicações sobre os motivos da estada.