Módulo soviético lançado em 1972 pode cair na Terra nas próximas semanas

direitaonline

Um fragmento de uma antiga missão espacial da era soviética, lançado há mais de cinco décadas, está prestes a voltar à Terra. Segundo especialistas, o módulo de pouso da nave Kosmos 482 — lançado em março de 1972 com destino a Vênus — deve reentrar na atmosfera terrestre nos próximos dias e tem chances reais de atingir o solo ainda intacto.

Com cerca de 495 quilos, a cápsula foi enviada ao espaço pelo Cosmódromo de Baikonur, no atual Cazaquistão, como parte de uma missão que incluía a sonda Venera 8. Enquanto a Venera chegou com sucesso ao planeta vizinho, a Kosmos 482 sofreu falhas e ficou presa em órbita da Terra, onde permanece até hoje.

De acordo com estimativas, a reentrada ocorrerá entre esta quarta-feira (7) e a próxima terça-feira (13), cobrindo uma ampla faixa entre 52 graus de latitude norte e sul — o que inclui áreas do Canadá até a Patagônia. Embora seja pouco provável que o módulo atinja alguém, a possibilidade não é totalmente descartada.

“Quando reentrar na atmosfera, deve ficar visível, como se fosse uma bola de fogo brilhante”, explicou David Williams, da Nasa, ao Washington Post. Ele acrescentou que é incerto se o equipamento será recuperável, já que “não foi projetado para um pouso forçado”.

Para a Agência Espacial Europeia (ESA), é “altamente provável” que o módulo resista à reentrada e atinja o solo. “O módulo de pouso foi feito para suportar as condições extremamente severas da atmosfera hostil de Vênus e projetado para 300 Gs de aceleração e 100 atmosferas de pressão”, destacou a ESA em nota.

Williams ainda ressaltou que, se a cápsula for encontrada, poderá oferecer uma oportunidade única para estudar como o ambiente espacial afeta uma nave após mais de 50 anos de exposição a radiação, micrometeoritos e vento solar. E mais: Jennifer Aniston tem propriedade invadida por motorista e portão destruído. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação Nasa; Fonte: Folha de SP)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

PGR defende abertura de ação penal contra 'núcleo 4' por denúncia de 'golpe'

A subprocuradora-geral da República, Cláudia Sampaio Marques, reforçou nesta terça-feira (6), em Brasília, o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para que sejam tornados réus mais seis denunciados por uma suposta ‘trama golpista’ durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar nesta terça-feira […]