Miriam Leitão explicou no ‘Bom Dia Brasil’, da Globo, os números da inflação do mês de agosto, divulgados pelo IBGE na manhã dessa terça-feira (12). Ou melhor, tentou explicar.
Gaguejando muito e com argumentos ‘estranhos’, a comentarista de economia da Globo disse que a alta de preços estava dentro do previsto, mas se enrolou na própria fala.
O índice IPCA de agosto ficou em 0,23%, enquanto no acumulado dos 12 meses, está em 4,61%, número abaixo do teto da meta, de 4,75%.
Míriam detalhou os números da inflação de agosto e contou que a subida em comparação com julho se dá apenas por uma “razão estatística”, uma justificativa que soou mais como desculpa.
E por mais que no acumulado de 12 meses a alta de preços esteja dentro do teto da meta, essa margem não é tão larga assim. Miriam também ignora que deve haver impacto nos preços gerais a reoneração do diesel adotda por Lula/Haddad, que servirá para bancar aquele programa de subsídio no carro (que já terminou).
Até o momento houve uma primeira etapa da cobrança de impostos no produto. Há mais uma alta a chegar em outubro e outra, em janeiro de 2024.
Outro ponto é que no governo Bolsonaro, a ‘analista’ não fazia tantas observações otimistas assim para explicar um eventual mau resultado, mesmo caindo sob responsabilidade do ex-presidente gerenciar um país durante uma pandemia e uma guerra.
Mas com Lula, parece que até a ‘inflação é do bem’: “Quando você olha em geral o indicador, o que você vê? Que a inflação de alimentos está caindo, e caindo muito. A inflação de alimentos no domicílio caiu mais de um ponto percentual. A inflação de habitação subiu porque na energia acabou um desconto que estava sendo dado pela Itaipu. Então está tudo sob controle. Não é uma alta no ano que preocupe, e é uma inflação no mês que tranquiliza”, tentou explicar. Assista abaixo!
Você conseguiu assistir esse vídeo até o final? kkk
É agoniante ver o quanto alguns jornalistas se esforçam pra defender o indefensável. A Miriam Leitão passou vergonha com essa agora.
Se alguém conseguiu entender, me fala aqui? 👇
Deus, pátria, família e liberdade! 🇧🇷 pic.twitter.com/UOb4EbBdlJ
— Gilvan Da Federal (@GilvanDaFederal) September 16, 2023