Ministro de Lula inicia ‘Caravana dos Direitos Humanos’ para verificar condições dos presídios

direitaonline



A ‘Caravana dos Direitos Humanos’ visita Pernambuco a partir desta segunda-feira (16) para avaliar a situação carcerária no estado.

A iniciativa, do ‘Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania’ (MDHC), vai tratar de questões como superlotação, violações de direitos humanos e as condições carcerárias em presídios e unidades de atendimento socioeducativo.
A visita se estende até o dia 18 e inclui reuniões com instituições e ‘líderes’ da sociedade civil e visitas a unidades prisionais.

Nesta segunda-feira, o ministro Silvio Almeida se reúne com representantes da Força de Cooperação Penitenciária (Focopen), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, e de trabalhadores do sistema prisional de Pernambuco.

Atuando no estado desde abril, a Focopen realiza treinamentos e capacitações para policiais penais, que englobam desde procedimentos de segurança até a ‘conscientização’ dos servidores em ‘temas contemporâneos’ da gestão prisional, temas jurídicos e atendimento aos “privados de liberdade” com base nos preceitos da “Lei de Execução Penal, direitos humanos e combate a tortura e maus tratos”, informa o governo.

Na terça-feira (17), Silvio Almeida visitou o Complexo Penitenciário do Curado, na zona oeste do Recife, e teve reuniões com a Focopen, representantes do Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e das secretarias de Justiça e de Direitos Humanos e integrantes da Defensoria Pública do estado. O ministro também recebeu representantes da sociedade civil.

 

Construído há 44 anos, o Complexo do Curado sempre foi considerado um problema crônico de Pernambuco, com histórico de superlotação, instalações precárias e maus-tratos.

A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou, em 2018, o Brasil e determinou, entre outras medidas, a proibição de novos ingressos e o cômputo da pena em dobro em virtude da gravidade do contexto das três unidades prisionais que compõem o complexo.

Na quarta-feira (18), o ministro fará uma reunião com ‘Sistema Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e Secretaria de Segurança Pública e Direitos Humanos de Pernambuco’.

Além do ministro, a comitiva ministerial é composta pela secretária nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Isadora Brandão, pelo assessor especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, David Carneiro, pelo consultor da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos, Felipe Castro, pela coordenadora-geral de Combate à Tortura e Graves Violações de Direitos Humanos, Fernanda Oliveira, pela coordenadora-executiva do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, Thamiris Barcelos, e pela coordenadora-geral da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Isabel Penido.

E veja também: Hamas divulga vídeo de refém recebendo atendimento médico: “Por Favor, tirem-me daqui”. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Agência Brasil
Fotos: Agência Brasil; Ministério dos Direitos Humanos

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Turista russo é esfaqueado em assalto no Centro do Rio de Janeiro

Na manhã de domingo (15), um turista russo foi vítima de um assalto na Avenida Chile, localizada no Centro do Rio de Janeiro, resultando em um ferimento no peito. O homem estava acompanhado de uma turista ucraniana quando um casal os abordou, sendo que uma mulher carregava uma faca. O […]