avier Milei, o candidato libertário favorito nas eleições presidenciais da Argentina, encerrou sua campanha com uma promessa ousada: transformar o país em uma “potência mundial”. Milei, representante do partido ‘A Liberdade Avança’, fez seu último ato de campanha em Buenos Aires, relembrando a paixão característica dos torcedores argentinos nos estádios. Cerca de 15 mil pessoas estavam na Movestar Arena.
Durante o evento na noite de quarta-feira, Milei expressou sua confiança de que, se mais argentinos comparecerem às urnas, ele poderá vencer a eleição já no primeiro turno. “Não nos resignemos a que nada mude, a que sejamos cada dia mais pobres”, declarou o candidato, diante de uma plateia majoritariamente composta por jovens.
Conhecido por suas visões anarcocapitalistas, Milei propõe a dolarização da economia e o fim do Banco Central. Ele também criticou as alegações de seus oponentes de que votar nele seria um “salto no escuro”. “De que ‘salto no escuro’ vocês estão falando?”, questionou Milei. “Do ‘salto no escuro’ de vocês, ladrões empobrecedores”, acusou, descrevendo-se como um “outsider” que ingressou na política para evitar que os políticos continuassem prejudicando a população.
A noite foi marcada por cânticos como “que saiam todos, que não fique nenhum”, frequentemente associado à crise de 2001 contra os políticos, e “a casta tem medo”. Durante o evento, o público entoou gritos pedindo uma vitória de Milei no primeiro turno, ao mesmo tempo que vaiava e xingava o presidente venezuelano Nicolás Maduro e jornalistas. Milei acusa parte da imprensa local de receber dinheiro de políticos.
Até mesmo um samba em português brasileiro ecoou no ambiente: “Ele vai pra cima, vai acabar com a inflação, vai privatizar, dolarizar a nação (…) é o Milei, é o Milei, presidente da Argentina, todos sabem que é o Milei”, dizia a canção, animando o público.
“Na hora de votar, Javier Milei, ‘la casta tiene miedo, arriba!'” (“a casta tem medo, para cima!”, em português), convocou a música, que também mencionou a má gestão e a corrupção na Argentina. Com uma plataforma libertária, Milei espera conquistar o voto de um eleitorado ansioso por mudanças e uma abordagem diferente para os desafios econômicos e políticos do país. Assista a trechos do evento abaixo!
Primeira “vuelta”
SÓ UM DEMENTE ASSIM PARA SAIR DE CASA E ESPANCAR A URNA EM 2.026
É PEDIR DEMAIS? pic.twitter.com/xIzlTgmi7y
— Joaquin Teixeira (@JoaquinTeixeira) October 19, 2023
Samba em português
O samba de Javier Milei: líder nas pesquisas, candidato ultraliberal à Presidência da Argentina tem um jingle em ritmo de samba, cantado em português. Clique no vídeo para ouvir: pic.twitter.com/kHoL9Xmvch
— O Antagonista (@o_antagonista) October 19, 2023
Milei
E veja também: Estudo traz novidades sobre principal causador da obesidade, e não são as gorduras e os carboidratos. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander