Milei e Meloni se encontram na Itália e querem “iniciar nova etapa” na relação bilateral

direitaonline



O Presidente da Argentina, Javier Milei se reuniu em Roma com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com a primeira-ministra do país europeu, Giorgia Meloni, com quem concordou sobre a necessidade de “iniciar uma nova etapa” na relação bilateral e gerar maior confiança aos investidores. A Itália adotou o sistema semipresidencialista após a queda da Monarquia. O Reino da Itália durou de 1861–1946, quando o último Rei oficial, Humberto II, caiu após um plebiscito marcado pela derrota do país na II Guerra Mundial..

Milei se encontrou com Meloni por cerca de uma hora no Palácio Chigi, sede do Executivo, onde foi recebido pelo primeiro-ministro e juntos ouviram a banda militar que tocava algumas melodias enquanto atravessavam o tapete vermelho até o interior do prédio.

Meloni, que em 2022 se tornou a primeira mulher a ocupar esse cargo na história da Itália, lidera um governo baseado numa coligação de direita juntamente com a Liga, de Matteo Salvini, e a Fuerza Italia, fundada pelo falecido Silvio Berlusconi.

 

Antes de se encontrar com o primeiro-ministro, Milei manteve uma reunião em Roma com o seu homólogo italiano, Sergio Mattarella, com quem concordou em “iniciar uma nova etapa na relação bilateral e dar um sinal de confiança para os investimentos”.

No encontro com Mattarella, um dos eixos foi “a ligação entre os dois países”, segundo foi noticiado oficialmente no encontro realizado no Palácio do Quirinal da chamada “cidade eterna”, residência do chefe de Estado. Situado sobre jardins de mais de quatro hectares e que nos primeiros anos, após a sua construção em 1583, funcionou como edifício papal.

O chefe de Estado argentino compareceu acompanhado da Secretária-Geral da Presidência, Karina Milei; a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino; o Ministro do Interior, Guillermo Francos, e a Ministra do Capital Humano, Sandra Pettovello.

Ao lado de Mattarella, advogado de 82 anos e irmão de um procurador assassinado pela máfia, estava o chanceler italiano, Antonio Tajani, que posteriormente acrescentou a presidência do país europeu.

Mattarella foi eleito em 2015 para um primeiro mandato e depois reeleito em 2022. Os encontros com as duas mais altas autoridades italianas aconteceram após a audiência de uma hora que Milei teve com o Papa Francisco e antes do Presidente começar esta segunda-feira à noite. seu retorno a Buenos Aires.

Papa Francisco
Ontem (11), Milei participou da missa de canonização da primeira santa argentina, María Antonia de San José de Paz y Figueroa, conhecida como Mama Antula. Depois da missa, pouco depois das 11 horas em Roma, Francisco veio cumprimentar Milei na sua cadeira de rodas antes de sair da Basílica e os dois chefes de Estado despediram-se com um abraço. Veja abaixo com legenda.

Nesta segunda, os dois argentinos voltaram a se encontrar, desta vez em uma reunião privativa entre ambos. De acordo com o cronograma administrado pela Santa Sé, Milei foi recebida pelo responsável pela Prefeitura da Casa Pontifícia, Leonardo Sapienza, encarregado da logística papal.

Milei e a delegação pegaram o elevador até o segundo andar, para chegar à chamada “segunda Loggia” do Palácio Apostólico, e caminharam guiados pelos cavalheiros papais, órgão protocolar especializado do Vaticano, até a antessala da Biblioteca Papal.

Lá foram recebidos por um oficial de protocolo que informou ao Presidente quando entrar na Biblioteca para iniciar a reunião, que foi realizada em uma mesa disposta ao lado. O encontro durou pouco mais de uma hora.

 

 

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Deputado Zeca Dirceu (PT), filho de Zé Dirceu, tem casa assaltada: “foram agressivos”

O deputado federal petista Zeca Dirceu (PT-PR) usou suas redes sociais para relatar um incidente em sua residência em Cruzeiro do Oeste, no Paraná. Ele compartilhou que a casa onde vive com sua mãe, Clara Becker, de 83 anos, foi alvo de um assalto, onde os criminosos foram agressivos e […]