O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma nova correspondência a Luiz Inácio Lula da Silva confirmando sua presença na cúpula do G20, que ocorrerá no Brasil em novembro.
De acordo com informações obtidas pela CNN, o documento, datado de 18 de setembro, formaliza a aceitação do convite brasileiro e reforça o compromisso argentino em contribuir para o sucesso do encontro. De acordo com a reportagem da emissora, fontes que tiveram acesso à carta relataram que o conteúdo destaca interesses comuns entre os dois países.
A correspondência recente, inicialmente divulgada pelo jornal argentino La Nación, é a terceira enviada por Milei ao presidente brasileiro.
A primeira foi escrita antes mesmo da posse do líder argentino, onde Milei convidava Lula para um evento do qual o presidente brasileiro optou por não participar. Na época, a ausência de Lula foi justificada pelas severas críticas que Milei fez a ele durante a campanha eleitoral.
Assim como a primeira, a segunda carta foi entregue ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, em abril, pela diplomata argentina Diana Mondino. Conforme fontes ouvidas pela CNN, a comunicação tinha um tom extremamente informal, sugerindo um possível encontro entre Milei e Lula, mas o convite não recebeu resposta.
O envio da terceira carta ocorre mesmo após repetidas tentativas públicas de Milei de suavizar a relação com Lula. No entanto, mesmo já exercendo a presidência, o argentino recusou-se a se desculpar e voltou a se referir ao presidente brasileiro como “corrupto” e “comunista”, tal como fez em sua campanha eleitoral. E mais: Ministro dá três dias para Enel restabelecer energia em São Paulo. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: CNN)