O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, do partido La Libertad Avanza, anunciou no domingo (19 de novembro de 2023) que o seu governo estará comprometido com a democracia, o livre comércio e a paz. Durante seu discurso de vitória em Buenos Aires, Milei declarou: “Vamos trabalhar, junto com todas as nações do mundo, para construir um mundo melhor. Hoje é uma noite histórica porque termina uma forma de fazer política e começa outra.”
Antes de iniciar seu discurso, Milei foi anunciado por sua irmã, Karine Milei, e subiu ao palco ao som da música “Vamos por la Gloria”, da banda argentina La Beriso. O presidente eleito expressou sua gratidão pelo apoio da ex-candidata Patricia Bullrich e do ex-presidente argentino Mauricio Macri, destacando que esses líderes políticos defenderam “a mudança que a Argentina precisa”.
Milei iniciou suas declarações enfatizando que este domingo marca o início da “reconstrução” do país. Ele afirmou que o “modelo empobrecedor do Estado” argentino chegou ao fim e defendeu a implementação de medidas imediatas para resolver a crise econômica do país.
“Quero dizer a todos os argentinos que hoje [domingo] começa o fim da decadência argentina. Hoje, começamos a virar a página da nossa história e retomamos o caminho que nunca deveríamos ter nos afastado”, afirmou. O presidente eleito, defensor do pensamento libertário, assegurou que, com sua eleição, os argentinos voltarão a “abraçar o modelo da liberdade”, permitindo que a Argentina “volte a ser uma potência mundial”.
Assista abaixo a trechos do discurso com tradução simultânea e, em seguida, a fala completa de Milei após a vitória. E veja também: Bolsonaro parabeniza Milei pela vitória; Lula desejar sorte “ao novo governo”. Clique AQUI para ver.
Javier Milei fala pela primeira vez como presidente eleito da Argentina: “Quero dizer a todos os argentinos que hoje começa o fim da decadência argentina. Hoje, começamos a virar a página da nossa história e voltamos a tomar o caminho do qual nunca deveríamos termos nos… pic.twitter.com/b6CJsiRqaQ
— GloboNews (@GloboNews) November 20, 2023
7
“Uma vez finalizado o mandato [do governo atual], podemos começar a transformar essa realidade tão trágica para milhões de argentinos. A situação da Argentina é crítica. As mudanças que o nosso país precisa são drásticas. Não há ligar para ser leve ou mediano. É preciso ir com… pic.twitter.com/si6V82F0qw
— GloboNews (@GloboNews) November 20, 2023
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander