Michelle Bolsonaro (PL) vai receber, na próxima segunda-feira (25), o título de cidadã paulistana, que foi aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de São Paulo em novembro do ano passado, por 37 votos favoráveis e 15 contrários.
A cerimônia para a homenagem vai ocorrer no Theatro Municipal, que foi cedido pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB
Em entrevista nesta quinta-feira, Nunes defendeu a escolha do local, lembrando que o Theatro é do “povo”. Ele ainda falou em “perseguição” a Michelle.
Esquerda contesta
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) entrou com uma ação popular na Justiça para barrar a realização da homenagem no Theatro.
Ela alega que o evento proposto tem características “visivelmente políticas e eleitorais”, cujo objetivo é a “promoção pessoal” de Michelle e a “campanha antecipada, em equipamento público, da pré-candidatura” de Nunes. Os deputados Carlos Giannazi e Luciene Cavalcante e o vereador Celso Giannazi, todos do Psol, também relataram que pretendem questionar a escolha do local para a homenagem.
“O Theatro Municipal é um espaço do povo. (…) A democracia é ampla, para todos. Quem fez a homenagem foi a Casa do Povo. (…) Evidentemente, uma entrega de uma homenagem dessa à Michelle Bolsonaro não tem espaço na Câmara Municipal”, rebateu Nunes.
O prefeito ainda continua: “E por que (os partidos da oposição) estão tendo esse questionamento? Não é porque ela cometeu algo de errado ou porque ela não merece o título. Estão fazendo isso porque ela é esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Vamos criar juízo. Que democracia é essa? Da hipocrisia? Não pode homenagear e não pode respeitar o voto do eleito que homenageou? (…) Eu acho que é um tiro no pé essas coisas, porque as pessoas estão percebendo que aí passa a ser perseguição”, completou ele. Assista a seguir!
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do MDB, classificou como “perseguição” a representação do PSOL para barrar a homenagem a Michelle Bolsonaro no Theatro Municipal da capital. Nunes cedeu o espaço para a ex-primeira-dama receber o título de cidadã paulistana #CNNBrasil360 pic.twitter.com/5Vjoal66s2
— CNN Brasil (@CNNBrasil) March 14, 2024
Segundo a Câmara Municipal de São Paulo, o título de cidadão paulistano é entregue a pessoas nascidas em outras cidades. O regimento interno da Casa prevê que cada vereador tem direito a conceder oito honrarias por legislatura – além do Título, a Salva de Prata, a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. E mais: Senador diz que encontrou equipamentos do GSI à venda por menos de 10% do valor da licitação. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto: Fonte: O Globo; UOL)