O ‘ativista’ do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) Guilherme Simões Pereira (foto acima) foi nomeado para um cargo no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT): será na ‘Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos, subordinada ao Ministério das Cidades, do Ministro Jader Filho, que é filho do senador Jader Barbalho.
Em uma rede social, o movimento dos sem-teto descreveu Simões como “militante do MTST, do movimento negro e morador do Grajaú”, na Zona Sul de São Paulo.
“Enorme honra e responsabilidade! Agora é trabalhar pra que as quebradas sejam o centro da nossa política urbana. A periferia veio pra ficar”, escreveu Simões, também em uma rede social.
A nomeação foi comemorada ainda pelo deputado eleito Guilherme Boulos (PSOL-SP), que indicou Simões: “A periferia vai ser o centro! Nosso companheiro Guilherme Simões foi nomeado para a Secretaria de Políticas para Territórios Periféricos do Ministério das Cidades. Militante do MTST, do movimento negro e morador Grajaú, a voz periférica vai estar bem representada ✊🏾”, escreveu.
Guilherme Simões será responsável por articular soluções para a urbanização de favelas e áreas de risco, além de fazer a interlocução com prefeituras e movimentos sociais. A atribuição foi criada pela gestão atual, de Lula (PT), e alocada na pasta comandada por Jader Barbalho (MDB).
E veja também: Governo Lula irá revisar pedido de indenização por anistia negado a Dilma Rousseff. Clique AQUI para ver.