A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta segunda-feira (11), um aditamento à denúncia anteriormente apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) que envolve mais 31 indivíduos relacionados aos eventos ocorridos em 8 de janeiro.
A PGR sustenta que esses novos investigados devem também enfrentar acusações relacionadas à depredação de edifícios públicos na Praça dos Três Poderes. Esses acusados já haviam sido denunciados por quatro crimes após terem sido detidos no acampamento estabelecido em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.
Caso o pedido da PGR seja aceito pelo Supremo, os acusados passarão a responder a cinco crimes distintos: associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e deterioração de patrimônio tombado.
Os laudos periciais elaborados pela Polícia Federal (PF) indicam que os acusados desempenharam um papel efetivo nos eventos. Durante as investigações, foram coletadas 1.388 amostras biológicas de homens e mulheres que estiveram detidos no sistema penitenciário do Distrito Federal.
No decorrer dos atos, peritos da PF encontraram uma série de objetos, incluindo meias, camisas, toalhas de rosto, batom, barras de metal, garrafas de água, latas de refrigerante, bitucas de cigarro e evidências de sangue. A PGR baseou sua denúncia na identificação do material genético dos detidos presentes nos objetos recolhidos dos edifícios.
De acordo com o subprocurador da República Carlos Frederico Santos, responsável pela investigação, as provas acumuladas sustentam que os acusados devem responder pelas ações cometidas nos eventos. “Com base nesses elementos, é possível afirmar com convicção que, mesmo que essas pessoas não tenham sido presas em flagrante delito no Congresso Nacional, Palácio do Planalto ou STF, elas estiveram nesses locais e participaram ativamente da execução dos crimes em massa”, afirmou Santos.
Na quarta-feira (13), o Supremo Tribunal Federal vai julgar os primeiros indivíduos acusados em relação aos acontecimentos de 8 de janeiro.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander