No último 18 de abril, o Brasil teve sua primeira tropa aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em certificação de nível 3, para participar de missões de paz.
O reconhecimento foi concedido ao Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Força de Reação Rápida, da Marinha, por meio de documento enviado ao Ministério da Defesa. A elevação atesta o preparo e a prontidão operacional dos militares brasileiros, bem como projeta o País no cenário internacional.
Em 2017 e 2021, a ONU já havia certificado tropas da Marinha e do Exército no nível 2 do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS), após Visita de Avaliação e Assessoramento (AAV) feita a unidades militares brasileiras. Atualmente, além da unidade recém-certificada, o Brasil possui outros oito tipos de unidades prontas.
A ascensão ao nível 3 coloca o País em situação de destaque e comprova, mais uma vez, as capacidades operativas e de planejamento das Forças Armadas brasileiras na preparação para missões de paz. Reflete, também, o comprometimento nacional com a paz e com a segurança internacionais, cujo envio de tropas depende de convite da ONU e de autorização do Congresso Nacional.
E veja também: Rodrigo Pacheco afirma que Senado não pode cancelar decreto de Bolsonaro para Daniel Silveira. Clique aqui para ver.