O comandante da Marinha do Brasil, Marcos Sampaio Olsen, afirmou em audiência na comissão de relações Exteriores do Senado, em 4 de maio, que dará baixa de 40% da força naval nos próximos 5 anos.
Ao falar sobre o contingenciamento de gastos da força, ele afirmou: “esse gerenciamento, essa proteção dos recursos de maneira a propiciar a sua exploração sustentável requer a presença de meios. E a realidade hoje é esta: por imposição e por restrições severas de orçamento, que impedem a devida manutenção ou reaparelhamento da Força, vejam as senhoras e os senhores que eu, até 2028, darei baixa em 40% da Força.” Assista abaixo!.
Marcos Sampaio Olsen é natura do Ceará, nascido em 8 de março de 1961. É um almirante de esquadra brasileiro e atual comandante da Marinha do Brasil. Ingressou na Força Marítima em 1979, sendo declarado guarda-marinha em 1982. Comandou o navio varredor Atalaia e o submarino Tapajó e atuou como imediato no submarino Tamoio e porta-aviões São Paulo.
Em 2011, Olsen foi promovido a contra-almirante e assumiu diversos postos na marinha. Em dezembro de 2017, foi encarregado da Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, órgão responsável pelo planejamento e coordenação de todas as atividades ligadas ao desenvolvimento da tecnologia nuclear da instituição, pasta em que o PROSUB está subordinado.
Em 30 de dezembro de 2022, o então presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro nomeou Olsen como comandante da marinha, oficializado no dia 5 de janeiro de 2023 por Lula (PT).