Na noite de terça-feira (3/9), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) realizou uma inusitada manifestação no plenário do Senado Federal. Em protesto contra a retenção de suas contas por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o parlamentar levou malas para o local e declarou que dormiria no Senado.
A decisão do STF, proferida em agosto, determinou o bloqueio de R$ 50 milhões em bens de Marcos do Val por descumprimento de ordens judiciais. No entanto, Moraes autorizou o desbloqueio de 30% do salário do senador para garantir sua “subsistência”.
Durante a sessão plenária, Marcos do Val desabafou, afirmando que a situação o deixou sem condições até para se alimentar.
“Estou vindo aqui com minhas roupas e vou ter que morar no Senado. Não no meu gabinete, porque lá é um local de trabalho, eu vou achar algum corredor e vou morar aqui, vou deitar e vou dormir até quando perceber que isso foi um pesadelo, que isso não era real”, declarou o senador em tom de protesto.
Ainda em seu discurso, o congressista revelou que não consegue pagar o aluguel de seu gabinete no Espírito Santo e que não tem como fornecer sequer um lanche para sua equipe.
Imagens divulgadas nas redes sociais pelo deputado federal Capitão Alden (PL-BA) mostram o senador deitado em uma das cadeiras do plenário, cercado por malas e sacolas, em um gesto simbólico de resistência contra a decisão do STF. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução redes sociais; Fonte: Metrópoles)