Sem andar há quase 30 anos, senadora Mara Gabrilli caminha com exoesqueleto

direitaonline



Tetraplégica desde que sofreu um acidente de carro em 1994, a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) publicou, nessa sexta-feira (28), vídeos nas redes sociais em que aparece andando com a ajuda de um exoesqueleto.

A máquina, que tem o nome de Atalante, foi desenvolvida pela startup francesa Wandercraf. Ela funciona como um exoesqueleto robótico, isto é, um esqueleto artificial que é utilizado externamente, colado ao corpo da pessoa, para dar suporte e permitir que ela consiga reproduzir movimentos.

O Atalante recebeu há pouco tempo a autorização da Food and Drug Administration (FDA), equivalente à Anvisa dos Estados Unidos, para ser usada na reabilitação de pessoas que têm problemas de mobilidade, em especial as que sofreram acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Agora, a intenção de Mara é fazer uma parceria para trazer esse projeto de exoesqueleto para o Brasil. Os “Walk Centers” idealizados por ela seriam locais que funcionariam como centros de condicionamento físico ou de ginástica para pessoas com e sem deficiência.

“São 28 anos desafiando a inércia e a gravidade desde que quebrei o pescoço. Sempre trabalhei para resgatar movimentos. Chegar ao momento de andar com o auxílio de uma tecnologia que usa a força do meu próprio corpo é a prova de que todo esforço valeu a pena. É um universo de possibilidades que se abre”, afirmou a senadora. Assista abaixo!

Gostou? Compartilhe!
Next Post

AGU processa 27 pessoas que postaram nas redes durante atos de ‘8 de Janeiro’

A Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou nessa sexta-feira (28) com nova ação contra mais 27 pessoas apontadas como participantes dos atos de 8 de janeiro. O objetivo do órgão é que elas sejam obrigadas a arcar com os prejuízos, calculado em R$ 26,2 milhões, até o momento. As novas pessoas […]