Em uma entrevista ao podcast “Inteligência Ltda”, no YouTube e apresentado por Rogério Vilela, o ex-apresentador da Globo, Manoel Soares, fez uma declaração envolvendo ‘reparação histórica’ e igualdade salarial. Durante a conversa, Manoel argumentou que, como parte de um esforço de reparação histórica, as pessoas negras deveriam receber salários três vezes maiores do que as pessoas brancas, a fim de alcançar uma distribuição salarial mais justa.
Segundo Manoel Soares, o salário de uma pessoa negra não deve ser considerado apenas seu, mas sim parte de um compromisso comunitário. Ele ilustrou seu ponto de vista com um exemplo.
“O salário que você ganha [sendo negro] não é só seu. Se eu trabalho na Globo, ganho o cachê de R$ 20 mil no comercial que fiz, mas tem uma tia minha cujo filho, meu primo, está preso, eu tenho que ajudar. E meu primo está preso por quê? Porque o cenário social condicionou essa situação. Se aquele negão ganha o mesmo salário que você, com todas as fragilidades estruturais nas quais o povo preto foi colocado, esse salário na vida dele vale 60% a menos. Então, pela lógica, ele tinha que ganhar três vezes o que você ganha”, afirmou.
O ex-apresentador enfatizou que, se uma pessoa negra recebe o mesmo salário que uma pessoa branca, isso não reflete equidade devido às desvantagens estruturais enfrentadas historicamente pelos afrodescendentes.
De acordo com sua lógica, o salário de uma pessoa negra deveria ser três vezes maior do que o de uma pessoa branca para atingir uma verdadeira igualdade.
Manoel Soares também disse que, mesmo aqueles brancos que se consideram ‘aliados na luta contra o racismo’ possam se sentir prejudicados por essa lógica de equiparação salarial. Ele alegou que muitos brancos desejam se posicionar como aliados, mas estão relutantes em compartilhar os privilégios financeiros que possuem. Assista!
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander