Cerca de 1,2 mil manifestante que estavam em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, foram levados para o ginásio da Academia Nacional da Polícia Federal, na tarde desta segunda-feira (9). O grupo foi detido durante o desmonte do acampamento, em operação realizada pela Polícia Militar (PMDF) e o Exército, pela manhã.
Os detidos ocuparam mais de 50 ônibus e, inicialmente, foram levados para a Superintendência da PF. No começo da tarde foram encaminhados ao ginásio, onde formaram uma longa fila e passam por triagem.
Assim que desceram dos ônibus, as pessoas e os respectivos pertences foram revistados. Nas imagens, é possível ver alguns carregando malas, e outros sentados dentro do ginásio.
A decisão de desmontar o acampamento foi de Alexandre de Moraes, tomada após às invasões às sedes dos três poderes, no domingo (8). Pouco depois das 9h desta segunda (9), quem estava em frente ao QG de Brasília começou a ser retirado do local.
🚨09.01.23 ⌛️71° dia!📍 BRASÍLIA – DF
Ginásio de Esporte Policia Federal
⌚️+- 15h
No vídeo uma pessoa fala “O povo louvando a Deus“ O povo do QGEX que foram presos hoje na parte da manhã!@exercitooficial @NBCNews @cbstv @cbsnews @abc7ny @abcnews @foxtv @foxnews @nytimes pic.twitter.com/0cNHMq7a4u— Observatório Direita (@Observatorioott) January 9, 2023