O partido NOVO, o MBL e o movimento ‘Vem pra Rua’ convocaram manifestações para 4 de junho, no primeiro grande ato de 2023 com organização e liderança de agentes políticos.
“Estamos cansados das arbitrariedades do Judiciário, da falta de imparcialidade e da quebra da confiança no sistema de justiça. É hora de exigir transparência, igualdade e respeito às leis. Junte-se a nós nas ruas e mostre sua indignação.”, diz o partido nas redes sociais.
📢 O NOVO Convoca você para as manifestações do dia 4 de junho em defesa da Justiça no Brasil!
Estamos cansados das arbitrariedades do Judiciário, da falta de imparcialidade e da quebra da confiança no sistema de justiça. É hora de exigir transparência, igualdade e respeito às… pic.twitter.com/LhLXULIEh2
— NOVO 30 (@partidonovo30) May 24, 2023
Já o ‘VPR’ divulgou vídeo em que Deltan Dallagnol chama a população às ruas: “Vocês pediram e o Vem Pra Rua ouviu milhares de pessoas em todo o Brasil, que queriam manifestar sua indignação. Chegou a hora de retomarmos as ruas do Brasil por nossa Democracia, Liberdade e Justiça. VEM PRA RUA no dia 04/6 em todo o Brasil.”.
Vocês pediram e o Vem Pra Rua ouviu milhares de pessoas em todo o Brasil, que queriam manifestar sua indignação. Chegou a hora de retomarmos as ruas do Brasil por nossa Democracia, Liberdade e Justiça. VEM PRA RUA no dia 04/6 em todo o Brasil.#VemPraRua pic.twitter.com/ZKvn8JRAwK
— Vem Pra Rua Brasil (@VemPraRua_br) May 25, 2023
O MBL justificou o ato afirmando que “o governo PT começa a perseguir seus inimigos. Começando com a farsa de Flávio Dino, passando pelo PL2630, o pl da censura e chegando agora à cassação de Deltan, sabemos que o PT não vai parar.”.
O governo PT começa a perseguir seus inimigos.
Começando com a farsa de Flávio Dino, passando pelo PL2630, o pl da censura e chegando agora à cassação de Deltan, sabemos que o PT não vai parar.
Esse partido criminoso, protagonista de escândalos de corrupção bilionários,… pic.twitter.com/XXxJ41Z18K
— MBL – Movimento Brasil Livre (@MBLivre) May 24, 2023
Acontece que….
… a convocação gerou debate nas rede sociais. Isso porque, durante o governo Bolsonaro, nem o partido novo nem Deltan nem ‘Vem pra Rua’ participaram de atos públicos em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Mtos desses q estão promovendo essa manifestação motivados pela “cassação do Dallagnol” passaram 4 anos se opondo a Bolsonaro. Seus candidatos eram Moro, Dória, etc. Vai quem quer, m/ ñ esqueçam disso, q eles ñ são conservadores de direita e as pautas ñ são exatamente as mesmas.”, escreveu um usuário no perfil do Partido NOVO.
A deputada Carla Zambelli, por outro lado, defendeu a participação de todos. “Se a onda agora é ir contra a manifestação do MBL e do VPR, só porque eles foram omissos em várias ocasiões em que inclusive eu estava nas ruas ou na Câmara “presa” com Daniel Silveira, lhes digo: posso errar, mas não sou uma mulher de ir na onda geral sem refletir antes.”, disse ela.
“Mas estamos em um momento em que será importante a UNIÃO para derrubar nosso inimigo. Hoje é o Deltan, amanhã pode ser o Nikolas ou eu…. (não é difícil, de verdade), vcs não gostariam que esses movimentos também fossem às ruas por nós?”.
A publicação foi compartilhada pelo ‘Vem pra Rua’, que disse que o momento é de união: “Essa manifestação não é do VEM PRA RUA, nem muito menos do MBL, ela pertence a brasileiros indignados que buscam uma autêntica democracia.”
Deputada, respeitamos seu trabalho legislativo e concordamos com seu argumento absolutamente correto: precisamos nos UNIR.
Essa manifestação não é do VEM PRA RUA, nem muito menos do MBL, ela pertece a brasileiros indignados que buscam uma autêntica democracia.
Parabéns#VemPraRua https://t.co/lL0d6lVLzv— Vem Pra Rua Brasil (@VemPraRua_br) May 25, 2023