Pesquisa aponta as 15 maiores redes de fast-food

direitaonline



O consumo de refeições fora de casa pelos brasileiros registrou um aumento significativo de 34% no primeiro trimestre de 2024, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

No segmento de fast-food, a liderança em valor ficou com o McDonald’s, que se consolidou como a marca mais consumida, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar com base em 48 milhões de consumidores. A reportagem é da ‘Pequenas Empresas, Grandes Negócios’.



A análise, que avaliou as 15 maiores redes de fast-food no país, colocou o Burger King na segunda posição e o Grupo Habib’s em terceiro lugar.

No fechamento do ranking, aparece o Ragazzo Express. Diferentemente do volume de vendas, o estudo utiliza a métrica Consumer Reach Points (CRP), que mede a frequência e o número de consumidores atingidos pelas marcas.



O McDonald’s obteve 41,9 milhões de CRP, seguido pelo Burger King com mais de 26 milhões. O Grupo Habib’s, que alcançou 15,3 milhões de pontos, destacou-se com um crescimento de 17,5% em novos clientes.

Em contrapartida, o Bob’s caiu quatro posições, ocupando agora o 10º lugar, devido a “problemas com a distribuição das lojas, apesar do destaque para o sabor”, segundo o relatório.



A pesquisa apontou três fatores fundamentais para o sucesso das marcas: sabor, inovação e localização estratégica. Em 2023, o McDonald’s figurava como a terceira maior franquia no Brasil, com 2.662 unidades, enquanto o Burger King ocupava a 10ª posição, com 1.331 lojas, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

No setor de franquias, a categoria de Alimentação lidera com 33% do mercado, seguida por Saúde, Beleza e Bem-Estar (16%) e Moda (16%). Juntas, as 50 maiores franquias brasileiras somam 50.717 unidades.



O comportamento de consumo também varia entre as classes sociais. Enquanto as classes A e B frequentam redes de fast-food no dia a dia, as classes D e E costumam associar essas refeições a momentos de lazer, principalmente aos finais de semana e no período do jantar, que concentrou 40 milhões de pontos de contato no ranking. Veja abaixo a lista completa. (Foto: PixaBay; Fonte: PEGN)

Rede CRP (Consumer Reach Points)
McDonald’s 41,9 milhões
Burger King 26,4 milhões
Habib’s 15,3 milhões
Pizza Hut 8,6 milhões
Giraffas 7,9 milhões
China in Box 5,9 milhões
Subway 5,7 milhões
Ragazzo 5,1 milhões
Madero 4,5 milhões
Bob’s 3,6 milhões
KFC 3,3 milhões
Jeronimo 3,0 milhões
Cabana Burguer 2,7 milhões
Popeyes 2,1 milhões
Ragazzo Express 1,5 milhão



Gostou? Compartilhe!
Next Post

'8 de Janeiro': Justiça argentina emite mandados de prisão contra 61 brasileiros

A Justiça da Argentina ordenou a prisão de 61 brasileiros procurados por envolvimento nos atos do ‘8 de janeiro’ de 2023, de acordo com reportagem do portal UOL nesta sexta-feira (15) à noite. As ordens foram determinadas pelo juiz Daniel Rafecas, da 3ª Vara Federal, após o Brasil enviar os […]