As negociações entre Mercosul e União Europeia até estavam avançadas após mais de 20 anos de negociações, passando por diferentes governos, mas neste sábado (2) um dos principais líderes europeus, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse de forma bastante clara ser contra o acordo de livre comércio entre os blocos. A declaração de Macron foi feita após encontro bilateral com Lula em Dubai. Ambos participam da COP 28.
Em conversa com jornalistas, Macron chamou o acordo de livre comércio de antiquado e “mal remendado”. A proposta começou a ser discutida em 1999, envolve 31 países, e prevê isenção ou redução na cobrança de impostos de importação de bens e serviços produzidos nos dois blocos.
O presidente francês disse ainda que a versão atual é contraditória com políticas e ambições ambientais do Brasil.
Basicamente, Macron repetiu as mesmas críticas ao agronegócio brasileiro que disparava no governo Bolsonaro, e que o ex-presidente sempre alertou que, na verdade, tudo não passava de protecionismo ao mesmo setor francês.
“E é justamente por isso que sou contra o acordo Mercosul-UE, porque acho que é um acordo completamente contraditório com o que ele [Lula] está fazendo no Brasil e com o que nós estamos fazendo […] Não leva em conta a biodiversidade e o clima dentro dele. É um acordo comercial antiquado que desmantela tarifas”, disse.
Em resposta, Lula disse que Macron tinha o direito de defender seu ponto de vista e citou o histórico protecionista da França. “Cada país tem o direito de ter uma posição. A França sempre foi o país mais duro para se fazer acordos, porque a França é mais protecionista. Não é a mesma posição da União Europeia.”.
Assista abaixo à fala de Macron aos jornalistas sobre o acordo!
Acordo entre União Europeia e Mercosul é “completamente contraditório” com o que Lula vem fazendo, diz Macron.
Presidente francês afirmou que não pode exigir critérios de descarbonização aos produtores do seu país enquanto reduz tarifas para produtos que não seguem as mesmas… pic.twitter.com/uILARudRQC
— Metrópoles (@Metropoles) December 2, 2023
E veja também: Baixista Mingau, do Ultraje a Rigor, faz pequenos movimentos no hospital. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander