Lula veta isenção de IPI de móveis e eletrodomésticos para vítimas de desastres

direitaonline



Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou integralmente o projeto de lei que concedia isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para alguns móveis e eletrodomésticos da linha branca comprados por residentes em áreas atingidas por desastres (PL 4731/23).

O projeto foi apresentado pelas deputadas petistas Maria do Rosário (RS) e Gleisi Hoffmann (PR) e aprovado no Plenário em maio, com parecer do deputado Lucas Redecker (PSDB-RS).

A medida beneficiava a população do Rio Grande do Sul, afetada por enchentes em abril e maio deste ano. Entre os itens que teriam isenção estavam fogão, geladeira, mesas e cadeiras.

Razões fiscais
Na mensagem de veto publicada nesta quinta-feira (5), no Diário Oficial da União, a Presidência informou que a proposta legislativa cria renúncia de receita sem previsão orçamentária ou prazo máximo de vigência da isenção por cinco anos, como manda a legislação.

Além disso, segundo a mensagem, haveria o risco de a isenção não ser transferida para os consumidores, já que o IPI é um imposto pago por produtores e fornecedores de bens.

Análise do veto
O veto ao projeto será analisado agora pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta de deputados e senadores. A sessão deve ser marcada pelo presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Para ser derrubado, um veto precisa do voto da maioria absoluta dos deputados (pelo menos 257) e dos senadores (41). E mais: Bloqueio do ‘X’: Nunes Marques indica que pode levar decisão ao Plenário do STF. Clique AQUI para ver. (Foto: Prefeitura de Esteio (RS), via Ag. Câmara; Fontes: Ag. Câmara)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Atriz de série desaparece em São Paulo, e busca mobiliza famosos

A atriz Maidê Mahl, conhecida por seu trabalho em séries brasileiras de streaming, está desaparecida, conforme divulgado por amigos nas redes sociais. Ela teria sido vista pela última vez no bairro de Moema, na zona sul de São Paulo, por volta das 15h30 da última segunda-feira (2). Segundo reportagem da […]