Neste sábado (30), Lula expressou sua intenção de pressionar a ministra da Saúde, Nísia Trindade, pela diminuição da fila de espera por cirurgias de quadril no Sistema Único de Saúde (SUS). Para contextualizar a cobrança pública, o petista recordou sua própria operação realizada há seis meses e ressaltou que mais de 40 mil pessoas aguardam pelo mesmo tratamento. Em um vídeo publicado no X (antigo Twitter), ele afirmou: “Eu vou conversar com a nossa ministra da Saúde na perspectiva de fazer com que essa fila possa andar. Não é possível as pessoas ficarem com dores como eu fiquei.”
Apesar de ter divulgado o vídeo desejando feliz Páscoa, Lula aproveitou a oportunidade para fazer suas reivindicações à Nísia. A titular da Saúde tem enfrentado desafios para se manter no governo e, na semana anterior, recebeu críticas do chefe em uma reunião ministerial. Informações de bastidores sugerem que Nísia chegou a demonstrar emoção e foi consolada por Janja.
Dentre os pontos criticados em sua gestão estão as falhas no combate à dengue e na condução da crise envolvendo os Yanomami. Além disso, Nísia, à frente de uma das pastas com maior orçamento do governo, está na mira do Centrão devido à liberação de emendas e enfrenta pressões devido à falta de habilidade política.
Lula relembrou a cirurgia que realizou em setembro do ano passado, na qual a articulação de seu quadril foi substituída por uma prótese no Hospital Sírio-Libanês. Ele admitiu ter sentido medo da cirurgia e da anestesia, mas superou esses receios. Encorajou aqueles que enfrentam problemas semelhantes a passar pelo procedimento. Em média, o SUS realiza cerca de 20 mil atendimentos desse tipo por ano, conforme reportagem do Estadão. Assista a seguir!
Amanhã é Domingo de Páscoa. Momento de ressurreição. Com fé e muito trabalho vamos construir um Brasil solidário, fraterno, para todos e todas.
🎥 @JanjaLula pic.twitter.com/ZF7vmH2DEV
— Lula (@LulaOficial) March 30, 2024