Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta sexta-feira que o Partido dos Trabalhadores (PT) precisa “rediscutir” sua atuação eleitoral, especialmente diante do resultado do primeiro turno.
Ele ressaltou que, embora o partido tenha conquistado mais prefeituras em comparação a 2020, os êxitos ficaram majoritariamente concentrados na região Nordeste. Em São Paulo, o desempenho foi abaixo do esperado, com apenas três prefeitos eleitos. Lula fez essas afirmações durante uma entrevista para a rádio O Povo/CBN, direto de Fortaleza.
O PT garantiu a eleição de 248 prefeitos já no primeiro turno e ainda segue na disputa em 13 cidades, sendo quatro delas capitais: Fortaleza, Porto Alegre, Natal e Cuiabá. Em 2020, o partido havia conquistado 182 prefeituras, sem vencer em nenhuma capital.
Dentre os prefeitos eleitos, 168 estão no Nordeste, representando cerca de 70% do total. Piauí e Bahia lideram com o maior número de prefeituras conquistadas: 50 e 49, respectivamente.
“Precisamos rever o papel do PT. Hoje, 80% dos nossos prefeitos estão concentrados em cinco estados, todos localizados no Nordeste. Tivemos bons resultados no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais, onde mantivemos o controle de cidades como Contagem e Juiz de Fora, mas em São Paulo fomos mal. Perdemos em São Bernardo do Campo, Santo André e, até em Araraquara, onde tínhamos confiança na vitória, fomos derrotados. Ainda estamos no segundo turno em Mauá e Diadema. Já em Teresina, havia uma grande expectativa pela vitória do nosso candidato, Fábio Bovo,” afirmou Lula.
A derrota de Eliana Honain (PT) em Araraquara foi especialmente sentida dentro do partido, já que a cidade está sob o comando do ex-ministro Edinho Silva há oito anos. A vitória na cidade foi para o candidato do PL, Doutor Lapena. Veja a seguir! E mais: Aneel avalia encerrar concessão da Enel em São Paulo após novo apagão. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: O Globo)