Lula e Janja viajarão a Roma para funeral do Papa

direitaonline

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que estará presente no funeral do papa Francisco. A informação foi confirmada pelo Palácio do Planalto, segundo reportagem de O Globo. Lula aguarda apenas a confirmação da data da cerimônia para embarcar rumo ao Vaticano.

Ele deve ser acompanhado por sua esposa, Rosângela Silva, conhecida como Janja. Já o vice-presidente Geraldo Alckmin não participará da viagem, conforme informou sua assessoria de imprensa mais cedo.

Há expectativa de que o velório do pontífice tenha início na próxima quarta-feira (23). Durante os doze anos do papado de Francisco, Lula e o líder da Igreja Católica se encontraram em três ocasiões.

Ainda nesta semana, Lula recebe o presidente do Chile, Gabriel Boric, em visita oficial ao Brasil. O encontro entre os dois chefes de Estado acontece nesta terça-feira (22), com agenda marcada pela manhã no Palácio do Planalto, seguida de um almoço no Palácio Itamaraty.

Durante a ocasião, será celebrada pela primeira vez a data simbólica conhecida como Dia da Amizade Brasil-Chile, criada por Lula em agosto do ano passado, durante visita ao território chileno. A iniciativa celebra a relação diplomática entre os dois países, estabelecida em 22 de abril de 1836.

A comitiva chilena incluirá ministros, parlamentares, governadores, o presidente do Senado, além de empresários, reitores e representantes de sindicatos. Em nota, a Presidência do Chile destacou que a missão oficial visa fortalecer os vínculos comerciais e de investimento com o Brasil.

“A viagem tem como parte dos seus objetivos gerar maiores instâncias de colaboração e intercâmbio econômico, com medidas-chave como a conclusão do Corredor Rodoviário Bioceânico que poderia unir o Chile e o Brasil”, destacou o comunicado do governo chileno.

Esse corredor — também conhecido como “rota bioceânica de Capricórnio” — conecta portos brasileiros no Oceano Atlântico, como Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Itajaí (SC), aos portos chilenos de Iquique, Mejillones e Antofagasta, no Pacífico, cruzando o Paraguai e a Argentina.

O projeto está inserido no plano de integração sul-americana, coordenado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), e inclui outras quatro rotas estratégicas de infraestrutura no continente.

O Brasil ocupa hoje a posição de terceiro maior parceiro comercial do Chile. Em 2024, a corrente de comércio entre os dois países superou os 12,5 bilhões de dólares. E mais: Em entrevista no hospital, Bolsonaro nega tentativa de golpe e critica STF. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: CNN; O Globo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Apresentadora italiana se emociona ao vivo ao anunciar morte do Papa

A manhã desta segunda-feira (horário de Roma) foi marcada por comoção ao vivo na televisão italiana. Por volta das 10h na capital italiana (5h em Brasília), a apresentadora Eleonora Daniele, do programa Storie Italiane, transmitido pela emissora estatal Rai, interrompeu a programação após receber uma notícia urgente. A jornalista, visivelmente […]