O portal político ‘Poder360’ traz reportagem nesta sexta-feira (24) apontando que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pensa em criar “uma espécie de InternetBras” para se contrapor a, nada mais, nada menos, que a Starlink, de Elon Musk. A ideia petista, segundo o veículo, é construir um sistema de acesso à rede mundial de computadores por satélite.
A administração Lula derrubou em 2023 uma proposta de contratar a Starlink, do empresário Elon Musk, que oferece o mesmo serviço. A decisão, ‘coincidentemente’, aconteceu paralelamente às críticas do empresário ao governo petista e a Alexandre de Moraes.
Ainda de acordo com o Poder360, Quem vai cuidar disso é uma antiga estatal, a Telebras, que sobrevive até hoje controlada pela União, mesmo com a telefonia do país tendo sido privatizada em 1998.
O problema
A Anatel e o governo decidiram que a Telebras conectará escolas em áreas remotas à internet. Descartaram, com a decisão, a Starlink, de Elon Musk. A decisão de 17 de maio foi do Gape, responsável pela conectividade de escolas, o que obrigará o governo petista a arrumar uma solução ao problema que ele mesmo criou.
E a solução?
Na reportagem, o ‘Poder360’ explica que só há no planeta uma constelação de 5.402 satélites apropriados para fazer essa conexão de internet com alta velocidade de conexão necessária a escolas. E de quem? Justamente o sistema é de Elon Musk. Assim, o Brasil teria de alugar satélites, mas só há os da Starlink disponíveis para essa função”, o que acabaria dando na mesma.
Para piorar, como informa a reportagem, no ano passado a União Europeia, que reúne algumas das maiores potências econômicas, bélicas e tecnológicas do mundo, anunciou que faria o mesmo pretendido por Lula, mas até agora a ideia não ‘decolou’. Clique AQUI para ler na íntegra no ‘Poder360. E mais: Carlo Acutis: Papa reconhece novo milagre, e ‘padroeiro da internet’ virará Santo. Clique AQUI para ver.