Lula quer ‘InternetBras’ por satélite para contrapor a Elon Musk

direitaonline



O portal político ‘Poder360’ traz reportagem nesta sexta-feira (24) apontando que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pensa em criar “uma espécie de InternetBras” para se contrapor a, nada mais, nada menos, que a Starlink, de Elon Musk. A ideia petista, segundo o veículo, é construir um sistema de acesso à rede mundial de computadores por satélite.

A administração Lula derrubou em 2023 uma proposta de contratar a Starlink, do empresário Elon Musk, que oferece o mesmo serviço. A decisão, ‘coincidentemente’, aconteceu paralelamente às críticas do empresário ao governo petista e a Alexandre de Moraes.

Ainda de acordo com o Poder360, Quem vai cuidar disso é uma antiga estatal, a Telebras, que sobrevive até hoje controlada pela União, mesmo com a telefonia do país tendo sido privatizada em 1998.

O problema
A Anatel e o governo decidiram que a Telebras conectará escolas em áreas remotas à internet. Descartaram, com a decisão, a Starlink, de Elon Musk. A decisão de 17 de maio foi do Gape, responsável pela conectividade de escolas, o que obrigará o governo petista a arrumar uma solução ao problema que ele mesmo criou.

E a solução?
Na reportagem, o ‘Poder360’ explica que só há no planeta uma constelação de 5.402 satélites apropriados para fazer essa conexão de internet com alta velocidade de conexão necessária a escolas. E de quem? Justamente o sistema é de Elon Musk. Assim, o Brasil teria de alugar satélites, mas só há os da Starlink disponíveis para essa função”, o que acabaria dando na mesma.

Para piorar, como informa a reportagem, no ano passado a União Europeia, que reúne algumas das maiores potências econômicas, bélicas e tecnológicas do mundo, anunciou que faria o mesmo pretendido por Lula, mas até agora a ideia não ‘decolou’. Clique AQUI para ler na íntegra no ‘Poder360. E mais: Carlo Acutis: Papa reconhece novo milagre, e ‘padroeiro da internet’ virará Santo. Clique AQUI para ver.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

STF: ajuda ao RS será incluída em negociações sobre acordos de leniência da Lava Jato

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), conduziu nessa quinta-feira (23) mais uma audiência de conciliação no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1051, em que são questionados os ‘termos’ dos acordos de leniência celebrados na operação Lava Jato. Na audiência, foram identificados os principais […]