Em viagem à Suíça (e em seguida à Itália), Luiz Inácio Lula da Silva, hoje (13), defendeu o que classificou de “inteligência artificial do Sul Global”. Ele não deu mais ‘detalhes’ a respeito do que seria este projeto. A fala foi proferida no lançamento da Coalizão Global por Justiça Social da Organização Internacional do Trabalho.
Em seu discurso, Lula deu sua versão para a origem da Inteligência Artificial. Segundo o petista, a inovação foi criada com o propósito de “manipular o resto da humanidade”.
“A inteligência artificial nada mais é do que a esperteza de algumas empresas que acumulam conhecimento de todos os seres humanos. É uma tarefa revolucionária a gente tentar mudar esse quadro”, afirmou Lula.
Prosseguindo, Lula também avaliou o papel dos sindicatos e das organizações internacionais no avanço ético desse tipo de ferramenta. “Inovações tecnológicas podem ampliar os horizontes da humanidade, mas foi a luta do trabalhador que disciplinou e democratizou seu uso”, comentou. Assista a seguir!
Lula pede que OIT e ONU criem projeto para “inteligência artificial do Sul Global”.
Em discurso na Organização Internacional do Trabalho, na Suíça, presidente afirmou que países ricos criaram IA para ‘tentar manipular o resto da humanidade’. pic.twitter.com/SfO6zRHwTr
— Metrópoles (@Metropoles) June 13, 2024
IA made in Brazil
Não foi a primeira vez que Luiz Inácio propôs criar uma nova inteligência artificial. N segunda-feira (11), ele afirmou que cientistas brasileiros precisam “criar vergonha” e desenvolver uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) brasileira. Ele disse que se reuniu com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e pediu apresentação de um projeto para julho.
O conselho reúne cientistas de todo país e está vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pasta chefiada pela ministra Luciana Santos.
“Se Inteligência Artificial é tão importante, por que a gente fica esperando para copiar o que os Estados Unidos? Por que a gente fica esperando pra copiar o que o Japão fizer? Por que a gente fica esperando pra fazer o que a Coreia fizer?” declarou Lula.
Na ocasião, o petista disse ter incentivado os cientistas e pensar em inovações ligadas ao tema. “Eu desafiei os nossos cientistas: ‘vamos criar vergonha’. Vai ter uma Conferência Nacional em julho, e vocês tratem de me apresentar um produto de inteligência artificial em língua portuguesa, criado pelos brasileiros. Porque a gente não vai permitir que nos roubem a criação da Inteligência Artificial, assim como foi roubada a criação avião”, seguiu.
A declaração foi feita durante a Cerimônia de premiação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Rio de Janeiro. E mais: Douglas Garcia vence Vera Magalhães na Justiça. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: G1)