Na Suíça, Lula pede criação de ‘inteligência artificial do sul global’

direitaonline



Em viagem à Suíça (e em seguida à Itália), Luiz Inácio Lula da Silva, hoje (13), defendeu o que classificou de “inteligência artificial do Sul Global”. Ele não deu mais ‘detalhes’ a respeito do que seria este projeto. A fala foi proferida no lançamento da Coalizão Global por Justiça Social da Organização Internacional do Trabalho.

Em seu discurso, Lula deu sua versão para a origem da Inteligência Artificial. Segundo o petista, a inovação foi criada com o propósito de “manipular o resto da humanidade”.

“A inteligência artificial nada mais é do que a esperteza de algumas empresas que acumulam conhecimento de todos os seres humanos. É uma tarefa revolucionária a gente tentar mudar esse quadro”, afirmou Lula.

Prosseguindo, Lula também avaliou o papel dos sindicatos e das organizações internacionais no avanço ético desse tipo de ferramenta. “Inovações tecnológicas podem ampliar os horizontes da humanidade, mas foi a luta do trabalhador que disciplinou e democratizou seu uso”, comentou. Assista a seguir!

 

IA made in Brazil
Não foi a primeira vez que Luiz Inácio propôs criar uma nova inteligência artificial. N segunda-feira (11), ele afirmou que cientistas brasileiros precisam “criar vergonha” e desenvolver uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) brasileira. Ele disse que se reuniu com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e pediu apresentação de um projeto para julho.

O conselho reúne cientistas de todo país e está vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pasta chefiada pela ministra Luciana Santos.

“Se Inteligência Artificial é tão importante, por que a gente fica esperando para copiar o que os Estados Unidos? Por que a gente fica esperando pra copiar o que o Japão fizer? Por que a gente fica esperando pra fazer o que a Coreia fizer?” declarou Lula.

Na ocasião, o petista disse ter incentivado os cientistas e pensar em inovações ligadas ao tema. “Eu desafiei os nossos cientistas: ‘vamos criar vergonha’. Vai ter uma Conferência Nacional em julho, e vocês tratem de me apresentar um produto de inteligência artificial em língua portuguesa, criado pelos brasileiros. Porque a gente não vai permitir que nos roubem a criação da Inteligência Artificial, assim como foi roubada a criação avião”, seguiu.

A declaração foi feita durante a Cerimônia de premiação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Rio de Janeiro. E mais: Douglas Garcia vence Vera Magalhães na Justiça. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: G1)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

STF decide que correção do FGTS deve garantir a reposição da inflação

O Plenário do STF decidiu que os saldos das contas vinculadas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem ser corrigidos, no mínimo, pelo índice oficial de inflação (IPCA). De acordo com a decisão, fica mantida a atual remuneração do fundo, que corresponde a juros de 3% ao […]