Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (3 ), que “12,3 milhões de crianças morreram” por bombardeios de uma “guerra insana contra a humanidade”, referindo-se a ação militar de Israel na Faixa de Gaza.
O número citado pelo petista é impossível porque é quase quatro vezes mais do que toda a população local, que possui cerca de 2,4 milhões de habitantes.
“Às crianças, às quase 40.000 que morreram e ficaram órfãs de pai e mãe por causa da covid. São as crianças, que no Brasil morrem de desnutrição porque ainda não recebem as calorias e as proteínas necessárias, mas, sobretudo, é uma homenagem as quase 12 milhões e 300 mil crianças que morreram na Faixa de Gaza, em Israel, bombardeadas em uma guerra insana contra a humanidade”, disse Lula.
Em fevereiro de 2024, o Ministério da Saúde da Palestina, controlado pelo Hamas, dizia que o número de palestinos mortos no conflito entre Israel e Hamas chegou a 30 mil na Faixa de Gaza. Destes, 12.400 eram crianças.
O mais curioso é que Lula recebeu de Janja, sua esposa, uma ‘cola’ com os números que ele deveria ter falado durante a ‘12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. (Veja abaixo). A fala do petista remeteu ao vídeo ‘clássico’ em que confessou certa vez que “ia chutando números” em viagens ao exterior para falar sobre o Brasil. Clique AQUI para ver.
Anotações de Lula falavam em 10 mil mulheres e crianças mortas em Gaza quando presidente citou 12 milhões de mortes.
Ampliação da imagem permite ver dados escritos à mão para a leitura do presidente.
Assista ▶️
(Edição: @SamPancher) pic.twitter.com/Dtm1II5MkA
— Metrópoles (@Metropoles) April 4, 2024