Nesta segunda-feira (25), Lula (PT) declarou que o critério para escolher o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) não será gênero ou raça, mas sim a capacidade de atender aos interesses e expectativas da sociedade brasileira.
“Estou muito tranquilo, pois vou escolher uma pessoa que possa atender aos interesses e expectativas do Brasil, que possa servir ao Brasil, que tenha respeito com a sociedade brasileira. Uma pessoa que tenha respeito, mas não tenha medo da imprensa”, afirmou Lula em resposta a perguntas sobre a possibilidade de indicar uma mulher para a vaga da ministra Rosa Weber, que deve se aposentar da Corte em setembro.
Lula destacou que já tem várias pessoas em mente para a indicação e que não é necessário enfatizar a questão de gênero ou cor neste momento. Ele assegurou que, no momento certo, revelará sua escolha.
O petista expressou sua intenção de acabar com as disputas entre políticos e o Judiciário, assim como entre o Judiciário e o Executivo, destacando a importância de cada entidade cumprir seu papel no país para o bem da nação.
Ele também afirmou não ter pressa para definir os indicados ao STF e à Procuradoria Geral da República (PGR), enfatizando a necessidade de ouvir várias opiniões antes de tomar decisões importantes.
“Tem que ouvir muita gente. Vocês sabem que sempre tem gente dando conselho. E eu sou muito bom para ouvir conselho, sabe? No momento que eu tiver que tomar a decisão, vocês podem ficar tranquilos que eu vou anunciar para vocês: ‘Escolhi a pessoa certa para colocar no lugar’. Mas eu não tenho pressa”, concluiu Lula.
Lula também defendeu que homens e mulheres tenham salários iguais, desde quanto exerceram a mesma função e jogou a batata quente para cima da imprensa ao dizer que nem nos nos veículos de mídia isso acontece. Assista abaixo!
Lula diz que diversidade não será mais critério para escolher substituta de Rosa Weber no STF.
“Não precisa perguntar essa questão de gênero ou de cor”, afirmou o presidente em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25). pic.twitter.com/S0aMRP2CH9
— Metrópoles (@Metropoles) September 25, 2023
E veja também: Deputado quer explicação sobre Janja “assumir” agenda presidencial. Clique AQUI para ver.
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander