Acompanhado de Janja, Lula (PT) desceu rampa do Planalto para ver de perto a fachada do prédio sem a proteção que o cercava. O petista ordenou retirada e disse que a ‘a democracia não suporta grades’. No trajeto, ele deu explicações aos jornalistas. Assista abaixo!
GRADES RETIRADAS
Lula desceu rampa do Planalto para ver de perto a fachada do prédio sem a proteção que o cercavaPresidente ordenou retirada e disse que a ‘a democracia não suporta grades’
📹: @Weslley_Galzo / Estadãopic.twitter.com/8Oo1olUDI5
— Estadão 🗞️ (@Estadao) May 10, 2023
Acontece que a ordem vem após o jornal o Estado de São Paulo revelar, ontem (9), a intenção de compra de 124 quilômetros de cerca grades anti-protesto para cercar palácios e Esplanada.
Segundo a reportagem, o governo federal vai contratar uma empresa para instalar 62 mil grades de proteção na Esplanada dos Ministérios e nos Palácios da Alvorada e Planalto.
“Alinhados, os alambrados somam 124 quilômetros de extensão, o que equivale a uma distância superior ao trecho de deslocamento de São Paulo a Santos – cidades separadas por 85 km.”, calcula o veículo.
Ainda de acordo com o Estadão, a lista de compras do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) ainda inclui 1 quilômetro de estruturas para “barricada de contenção de público” e outros 6 quilômetros de tapume para fechar áreas de segurança. O custo estimado da contratação soma R$ 986 mil.
O GSI pretende usar as milhares de grades para proteger os palácios e as residências oficiais da Presidência, como o Alvorada e o Jaburu, onde moram, respectivamente, Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).