Lula cancela entrevista com 1 hora de atraso e deixa Egito sem explicar jatinho do amigo empresário

direitaonline



Lula teve sua última reunião nesta quinta-feira (17) no Egito e deixará o país sem explicar a viagem à COP27 no jato do empresário José Seripieri Filho, conhecido como Júnior, fundador da Qualicorp e dono da QSaúde. Lula e Seripieri são amigos há cerca de dez anos. As informações são do jornal paulista Folha de São Paulo, divulgadas hoje (17).

A última agenda oficial de Lula foi seu encontro com a ministra alemã das relações exteriores, Annalena Baerbock. Do Egito, ele deve seguir para Portugal.

Havia uma última entrevista coletiva do petista no país africano para esta quinta. Mas uma hora após o horário previsto para o início, Lula cancelou a entrevista coletiva, em que certamente seria questionado a respeito da aeronave do amigo. A mudança de planos também veio horas após o presidente fazer mais críticas ao teto de gastos, novamente derrubando bolsa e subindo dólar.

“Aliados de Lula reconhecem desgaste com favores de empresários aceitos pelo petista após as eleições, mas saem em defesa do presidente eleito sob a alegação de que não há desvio ético nem ilegalidade jurídica”, diz a Folha.

O empresário milionário amigo de Lula firmou acordo de delação com o Ministério Público em 2020 e confessou o crime eleitoral de caixa dois em um caso envolvendo o senador tucano José Serra (SP). Ele também ficou preso por três dias em julho de 2020 em decorrência da Operação Paralelo 23, que investigou pagamentos para a campanha de Serra ao Senado em 2014.

Ele se tornou réu acusado de corrupção, lavagem e caixa dois na Justiça Eleitoral de São Paulo. O senador também responde ao processo. A investigação foi apelidada de “Lava Jato Eleitoral”, por envolver desdobramentos de delações enviados a esse braço do Judiciário. No fim de 2020, o ministro Luís Roberto Barroso homologou acordo de colaboração de Seripieri firmado com a Procuradoria-Geral da República. O compromisso previa o pagamento de R$ 200 milhões pelo empresário como ressarcimento aos cofres públicos. As condições, porém, são sigilosas até hoje.

E veja também: Moraes manda bloquear contas bancárias de manifestantes. Clique AQUI para ver.


Fontes: O Globo; Folha de SP

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Caiu!: Guido Mantega deixa equipe de transição de Lula (PT)

Guido Mantega comunicou, hoje (17), sua renúncia à equipe de transição de Lula (PT). Em carta a Geraldo Alckmin (PSB), o ex-Ministro da Fazenda de Dilma Roussef culpou os adversários por “tumultuar” e “criar dificuldades para o novo governo” como uma das razões para o seu afastamento. As informações são […]