Lula vai com Boulos ao Uruguai em meio a rumores de vaga em Ministério

direitaonline

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou nesta quinta-feira (15) ao Uruguai acompanhado do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) e do atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo. A presença dos dois na comitiva ocorre em meio às articulações para uma possível troca no comando da pasta, hoje ocupada por Macêdo.

Segundo apuração de veículos da imprensa, Lula estuda oficializar Boulos como novo titular da Secretaria-Geral, ministério responsável por fazer a ponte entre o governo federal e os ‘movimentos sociais’. O anúncio pode ser feito ainda nesta quinta-feira, após o presidente retornar a Brasília — a previsão de chegada é às 19h30.

A viagem ao Uruguai teve como principal motivo a participação no velório do ex-presidente José “Pepe” Mujica, que faleceu na terça-feira (13), aos 89 anos, vítima de câncer.

Além de Boulos e Macêdo, também integram a comitiva o presidente do PT e senador Humberto Costa (PT-PE), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Márcio Macêdo já vinha sendo apontado como possível substituído desde que Lula iniciou conversas sobre uma reforma ministerial. No entanto, até agora, ele seguia no cargo. Nos bastidores, a possível nomeação de Boulos ganhou força nas últimas semanas, apesar do desconforto entre lideranças petistas.

Reportagem do Estadão afirma que Lula não tem consultado a cúpula do PT sobre a troca, mesmo com Macêdo sendo uma figura influente do partido em Sergipe. Até aliados próximos do presidente, como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), estariam alheios às decisões do núcleo mais restrito do Palácio do Planalto.

Guilherme Boulos, que foi o deputado federal mais votado em São Paulo nas eleições de 2022, teria sinalizado disposição para abrir mão da candidatura à reeleição em 2026, caso seja efetivado no ministério.

De acordo com o Estadão/Broadcast, o PSOL acredita que conseguirá encontrar outros nomes capazes de manter a força eleitoral do parlamentar nas próximas disputas. E mais: Funcionários da Petrobras anunciam nova greve. Clique AQUI para ver. (Foto: Palácio do Planalto:

Gostou? Compartilhe!
Next Post

PT responsabiliza governo Bolsonaro por fraude bilionária no INSS em vídeo nas redes

O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta segunda-feira (12) um vídeo nas redes sociais no qual atribui ao governo do ex-presidente Bolsonaro (PL) a origem do esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “O governo do presidente Lula descobriu a fraude do INSS e trabalha para […]