Atriz Lolita Rodrigues morre aos 94 anos

direitaonline



A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues morreu na madrugada deste domingo, em João Pessoa, cidade em que desde 2015 morava em companhia da filha. Lolita tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia. Ela foi uma das pioneiras da TV no Brasil.

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, conhecida artisticamente como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929, e faz parte da geração precursora da televisão no Brasil. Ela cantou, por exemplo, o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.

Ela é filha dos os imigrantes espanhóis Isaac González Veiga e Isolina Nieves Ramos. O sobrenome paterno foi ‘aportuguesado’ e virou o ‘Gonçalves’ que acompanhou Lolita em seu nome artístico.

Em 1939, aos dez anos, iniciou sua carreira participando de radionovelas na Rádio Record, em São Paulo.[5] Seguiu carreira participando de radionovelas e como cantora de rádio, passou pelas rádios Bandeirantes, Cultura e Tupi, chegando a ganhar dois Troféus Roquette Pinto como “Melhor Cantora”.

O sonho de Lolita dese tornar atriz se realizou em 1957, a convite de Cassiano Gabus Mendes, quando interpretou a cigana Esmeralda, sua primeira protagonista na telenovela, ‘O Corcunda de Notre Dame’, exibida às terças e sextas-feiras, onde cantava, dançava, representava e tocava castanholas. Ela também participou da primeira telenovela diária, a ‘2-5499 Ocupado’, formando o triângulo romântico com Glória Menezes e Tarcísio Meira.

Também fez Sassaricano, Rainha da Sucata, Ana Raio e Zé Trovão, A Viagem, Terra Nostra, Uga-Uga, Kubanacan, entre outras novelas.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: O Globo
Foto:  João Miguel Jr./ TV Globo

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Comentarista Fábio Piperno, da Jovem Pan, deixa programa após princípio de AVC

O jornalista Fábio Piperno, durante o programa esportivo “Canelada” da Jovem Pan, passou por um episódio alarmante durante uma discussão sobre a final da Libertadores. Piperno sinalizou que não estava se sentindo bem, o que levou à interrupção de sua participação no programa. Pouco tempo depois, os detalhes sobre seu […]