Líderes mundiais parabenizam Papa Leão 14

direitaonline

Diversos líderes mundiais já se manifestaram nas redes sociais a respeito do novo Papa. Até o momento desta reportagem, as redes sociais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não havia realizado publicação. A matéria será atualizada após a publicação.

O presidente Donald Trump comemorou a notícia de que o colégio de cardeais elegeu seu primeiro papa americano, o cardeal Robert Prevost, de Chicago, chamando a notícia de “uma grande honra para nosso país”.

“Parabéns ao Cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa”, escreveu Trump . “É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”.

A primeira-ministra da Itália, Georgia Meloni, escreveu: “Estendo meus mais sinceros votos ao Papa Leão XIV para o início de seu pontificado. Em um tempo marcado por conflitos e agitações, suas palavras da Loggia delle Benedizioni são um poderoso chamado à paz, à fraternidade e à responsabilidade. Um legado espiritual que segue o caminho traçado pelo Papa Francisco e que a Itália olha com respeito e esperança.”

O premier da França, Emmanuel Macron, publicou: “Um momento histórico para a Igreja Católica e seus milhões de fiéis. Ao Papa Leão XIV e a todos os católicos da França e do mundo, dirijo uma mensagem de fraternidade. Que neste 8 de maio este novo pontificado seja de paz e esperança.”

O ex-presidente Bolsonaro desejou boa sorte ao novo Papa: “. Boas-Vindas ao Papa Leão XIV . Com profunda fé, respeito e esperança que dou as boas-vindas ao novo Santo Padre, sucessor de São Pedro e Vigário de Cristo na Terra. . Que sua missão seja marcada pela defesa inabalável da vida, da família, da liberdade religiosa e dos valores cristãos que sustentam nossa civilização. . O Brasil, nação de maioria cristã e devota, se une em oração e acolhimento. Que este novo tempo na Igreja seja fonte de unidade, renovação e fé. . Jair Messias Bolsonaro”.

Keir Stamer, premier do Reino Unido, escreveu: “A eleição do Papa Leão XIV é um momento de profunda alegria para os católicos do Reino Unido e do mundo todo. Espero conhecer o Santo Padre em breve.”

Veja o que alguns líderes mundiais estão dizendo:
O Taoiseach irlandês Micheál Martin disse que espera “que esta onda de votos de felicidades ao Papa Leão XIV lhe dê força e apoio enquanto ele assume a imensa responsabilidade de seu pontificado”, de acordo com uma declaração no X. Ele também disse que espera trabalhar com Leão “para enfrentar os muitos e interligados desafios que nosso mundo enfrenta”.

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez parabenizou a igreja em uma publicação no X e disse que espera que o “ pontificado de Leão contribua para fortalecer o diálogo e a defesa dos direitos humanos em um mundo que precisa de esperança e unidade.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmaram em comunicado conjunto que “estão confiantes de que o Papa Leão XIV usará sua voz no cenário global para promover esses valores compartilhados e encorajar a unidade na busca por um mundo mais justo e compassivo”. Os dois líderes afirmaram que a União Europeia está pronta para trabalhar com o novo líder “para enfrentar os desafios globais”.

O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Zayed, enviou seus “sinceros votos de felicidades a Sua Santidade o Papa Leão XIV em sua nomeação como chefe da Igreja Católica e deseja-lhe sucesso em continuar a promover o entendimento mútuo, a paz e a harmonia em todo o mundo”, em uma publicação no X.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse no Telegram que “a Ucrânia aprecia muito a posição consistente da Santa Sé em relação à adesão ao direito internacional, à condenação da agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia e à proteção dos direitos de cidadãos civis inocentes”.

O presidente russo, Vladimir Putin, enviou um telegrama de felicitações a Leo por sua eleição, informou o Kremlin. ” Desejo-lhe, Santidade, sucesso no cumprimento da alta missão que lhe foi confiada, bem como boa saúde e bem-estar”, dizia a mensagem, segundo o Kremlin.

O presidente colombiano, Gustavo Petro, disse que Leo é “mais que americano” e destacou sua passagem pelo Peru. “Espero que ele seja o grande líder dos povos migrantes no mundo e que ele encoraje nossos irmãos migrantes latino-americanos, hoje humilhados nos Estados Unidos”, disse ele em uma publicação no X.

O presidente libanês Joseph Aoun , de acordo com o relato oficial do governo no X , disse que estava rezando pelo “sucesso nesses esforços para espalhar a mensagem de amor e paz pelo mundo, para promover o diálogo entre diferentes religiões e culturas, e que seu reinado seja repleto de conquistas que sirvam a toda a humanidade.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Nome Leão retorna ao papado após um século e empata com Clemente entre os mais escolhidos

Após mais de cem anos sem ser adotado, o nome Leão retorna ao trono da Igreja Católica. Com a escolha de Leão XIV, esse passa a ser o quarto nome mais frequente entre os papas, agora empatado com Clemente. Apenas João, Gregório e Bento foram usados mais vezes ao longo […]