Após a repercussão Brasil, o filme ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, começa a ser exibido internacionalmente, estreando nesta quarta-feira (15) em 200 salas na França com o título ‘Je Suis Toujours Là’.
Enquanto a maioria das resenhas no país tem sido positiva, o prestigiado jornal ‘Le Monde’ publicou uma crítica mais negativa, assinada pelo crítico Jacques Mandelbaum.
O jornalista questiona a “concentração melodramática” na personagem Eunice Paiva, argumentando que isso faz com que o filme trate de maneira superficial o entendimento do regime totalitário retratado.
Além disso, Mandelbaum considera que a atuação de Fernanda Torres é “um tanto monocórdica”, o que, segundo ele, prejudica a profundidade emocional do personagem. Uma pessoa monocórdica pode ser entendida como voz ou expressão sem variação ou até monótona.
O crítico também aponta que a figura de Eunice no filme acaba ganhando uma conotação excessivamente religiosa em sua representação do sofrimento, principalmente quando comparada ao trabalho da brasileira Sônia Braga em Aquarius (2016), em que a atriz interpreta uma mulher em luta para impedir a demolição do seu prédio. O filme recebeu apenas uma estrela, em uma escala que vai até quatro.
Além de Fernanda Torres, o longa ainda conta com Fernanda Montenegro (A Vida Invisível), Selton Mello (O Filme da Minha Vida), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella) e Marjorie Estiano (Sob Pressão) no elenco. E mais: Inflação na Argentina tem forte queda em 2024. Clique AQUI para ver. (Fonte: Folha de SP)