Aeroshark: por que a Latam está adesivando aviões com ‘pele de tubarão’

direitaonline

A Latam passou a utilizar uma inovação tecnológica que replica as características da pele de tubarão para tornar seus voos mais econômicos.

Trata-se do Aeroshark, uma película adesiva transparente criada para melhorar a circulação do ar em torno da aeronave, reduzindo o atrito durante o voo e, consequentemente, diminuindo o gasto com combustível. A reportagem é da coluna ‘Todos a Bordo’, do UOL.

Desenvolvido pela Lufthansa Technik, empresa de engenharia aeronáutica do grupo Lufthansa, em parceria com a gigante química Basf, o Aeroshark é resultado de anos de pesquisas em biomimética — área que busca na natureza soluções aplicáveis à ciência e à indústria. A inovação já foi implementada em aviões comerciais, após mais de 1.500 horas de testes e aprovação de autoridades reguladoras, conforme a coluna.

O adesivo é formado por microestruturas em relevo chamadas riblets, semelhantes às pequenas ranhuras presentes na pele de tubarões. Embora quase imperceptíveis ao olhar, essas saliências têm um efeito expressivo no desempenho do avião.

Esse mesmo princípio foi aplicado nas partes críticas da aeronave, como a fuselagem e as naceles dos motores, fazendo com que o fluxo de ar seja redirecionado de forma mais suave, o que reduz o arrasto aerodinâmico.

Com menor resistência, o avião exige menos potência dos motores para manter o voo, resultando em menor consumo de querosene. A economia pode chegar a 1% por aeronave, um índice significativo especialmente em modelos de grande porte e longas distâncias. Os aviões do tipo Boeing 777, como os utilizados pela Lufthansa Cargo, foram os primeiros a receber o novo sistema ainda em 2022.

Segundo estimativas da Lufthansa, o uso do Aeroshark em sua frota de cargueiros pode significar uma redução anual de mais de 4 mil toneladas de combustível.

O adesivo é projetado para suportar as rigorosas condições enfrentadas na aviação e pode continuar operando de forma eficiente por mais de cinco anos, mesmo com as manutenções periódicas.

A Latam se tornou a pioneira na América Latina ao adotar a tecnologia, seguindo os passos das companhias europeias Lufthansa e Swiss, que já vinham utilizando o Aeroshark em suas operações. E mais: Gilson Machado faz novo apelo por doações via Pix para Bolsonaro. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo canal
Alexandre Saconi; Fonte: Todos a Bordo, do UOL
)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Busto de Jim Morrison é encontrado em Paris após 37 anos desaparecido

Desaparecido por quase quatro décadas, o busto de Jim Morrison finalmente foi reencontrado. A escultura, que marcava o túmulo do vocalista do The Doors no cemitério Père-Lachaise, em Paris, foi recuperada acidentalmente pela polícia francesa. A peça, obra do artista croata Mladen Mikulin, havia sido furtada por admiradores do cantor […]