Um velho personagem do período da Guerra Fria voltou aos noticiários nesta semana. A Lada, fabricante de carros que foram símbolos da antiga União Soviética, anunciou que interrompeu a montagem de veículos no país russo.
Conhecida por seus carros duráveis e econômicos, a Lada não conseguiu resistir às sanções econômicas impostas pelo Ocidente à Rússia e, nesta semana, fechou suas três fábricas no país: Moscou, Togliatti e Ijevsk. A paralisação começou na última quarta-feira (9).
A AvtoVAZ, dona da Lada e administrada pelo grupo francês Renault, precisa de componentes para produção e insumos vindos de uma fábrica da Romênia. Com as rotas de abastecimento fechadas, principalmente aquelas que passam pela Ucrânia, e a desvalorização do rublo (moeda russa), o pagamento de peças importadas ficou muito mais caro.
A paralisação já teria colocado milhares de trabalhadores em licença. Um porta-voz da AvtoVAZ disse que a empresa já planejava interromper a produção até 11 de março devido à escassez global de chips, situação que foi agravada pelas sanções. “Se o comércio parar, a AvtoVAZ para”, disse um ex-membro do conselho da empresa. Ele acrescentou que pode levar meses ou talvez anos para reiniciar a produção dos modelos da Lada.
Sobre a Lada
Lada é uma marca de automóveis de propriedade da AvtoVAZ, uma montadora baseada na fábrica de automóveis russa localizada em Togliatti, que atualmente pertence a Renault. AvtoVAZ vem da sigla VAZ, que vem de “Volzhsky Avtomobilny Zavod”, que significa “Fábrica de Automóveis de Volga”.
A marca ficou famosa no leste da Europa com o Lada 2105 Laika/Riva, carro econômico vendido em grandes quantidades durante os anos de 1980-90, e até hoje um dos modelos com mais tempo em produção. No entanto, modelos subsequentes não conseguiram o mesmo sucesso.
De acordo com o site oficial da Renault, a marca Russa tem mais de 300 concessionárias em seu país e está presente em outros 20 com cinco modelos diferentes. A Lada é líder de vendas na Rússia há mais de 50 anos e no ano passado comercializou mais de 350 mil exemplares no país, representando 21% da venda de carros 0 km.
Veja abaixo novos modelos da Lada. E clique aqui para acessar a área da marca no site da Renault Group.
E veja também: Augusto Nunes: “PT é um partido perdedor e vai perder este ano de novo”. Clique aqui para ver.
Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
encurtador.com.br/mEMO2
Fontes: Olhar Digital; The Week
Fotos: Renault Group