Justiça dos EUA arquiva pedido de extradição do jornalista Allan dos Santos

direitaonline



Ao discursar durante sessão plenária do Senado Federal, nesta quinta-feira (7), o senador Jorge Seif (PL-SC) disse que a Justiça dos Estados Unidos arquivou o pedido de extradição contra o jornalista Allan dos Santos, que havia sido feito pelo governo brasileiro por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

“Como amplamente divulgado pela imprensa, a ordem de prisão e extradição decretada pela nossa Justiça foi ignorada pelas autoridades americanas desde o primeiro envio e, ontem, a Justiça americana arquivou o pedido de extradição expedido pelo nosso STF porque eles (autoridades dos EUA) entendem que o jornalista não cometeu crime algum”, disse o senador.

No discurso, o senador Jorge Seif destacou que Allan dos Santos virou alvo do governo e da Suprema Corte do Brasil por criticar decisões judiciais e emitir opiniões não alinhadas com o espectro político de esquerda.

“Estou enganado ou se criou o crime de opinião na nossa República? Será que vivemos um estado ditatorial ou uma democracia relativa?”, disse o senador ao citar outros jornalistas que também precisaram deixar o Brasil.

De acordo com o portal Gazeta do Povo, inicialmente a defesa de Allan dos Santos disse que ainda não tinha a confirmação da decisão. Porém, o jornalista publicou em suas redes sociais o discurso do senador Jorge Seif informando a decisão das autoridades norte-americanas.

De acordo com o advogado Renor Oliver, que representa o jornalista, ainda tramita em sigilo na Justiça dos EUA um pedido de asilo político feito por Allan dos Santos.

O veículo também questionou o STF, que respondeu que “o processo corre em sigilo”, mas que informações poderiam ser com Ministério da Justiça. Já a pasta disse que “não comenta casos concretos em andamento, pois correm em sigilo”. Assista abaixo! (Foto: Agência Senado; Fonte: Gazeta do Povo)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Loja da Enel com contas atrasadas tem energia cortada pela própria Enel

Uma loja de atendimento da concessionária de energia Enel teve sua eletricidade cortada pela própria empresa na última terça-feira (5/3), devido a contas em atraso. O incidente ocorreu na cidade de Forquilha, no Ceará. A informação foi trazida pelo portal Metrópoles. O estabelecimento afetado é o único que fornece atendimento […]