Faleceu aos 73 anos Jay North, ator que deu vida ao icônico personagem Dennis Mitchell na série O Pimentinha. Segundo informações do portal TMZ, ele morreu em sua residência em Lake Butter, na Flórida, nos Estados Unidos, em decorrência de complicações de um câncer colorretal diagnosticado há alguns anos.
De acordo com a amiga Laurie Jacobson, que falou à imprensa americana, Jay apresentou piora significativa em seu quadro de saúde no mês de março e passou os últimos dias de vida ao lado de familiares e amigos mais próximos. O ator era casado e deixa a esposa e duas enteadas. Ele não teve filhos biológicos.
Jay North se tornou um rosto conhecido na TV ainda na infância. Aos seis anos, fez os testes para o papel de Dennis, um menino travesso e de bom coração que infernizava a vida do vizinho, George Wilson. A série foi exibida originalmente entre 1959 e 1963, conquistando o público com o humor leve e o carisma de seus personagens. O sucesso da atração gerou versões animadas e filmes nas décadas seguintes, baseados nas tirinhas criadas por Hank Ketcham.
Aos oito anos, quando a série estreou, North já mostrava talento diante das câmeras. No entanto, a fama precoce veio acompanhada de dificuldades.
Ele revelou, anos mais tarde, que a pressão e a morte do colega Joseph Kearns, que interpretava o Sr. Wilson, o abalaram profundamente. “Entre as pressões do trabalho e a morte de Joe, eu me tornei uma criança muito séria, mórbida e reclusa do mundo”, afirmou em entrevista concedida em 1993. “Eu era a antítese daquele menino que eu interpretava na série de TV.”
Além de O Pimentinha, North também participou de produções como 77 Sunset Strip, The Donna Reed Show, O Agente da UNCLE e Jericho. Após se afastar dos holofotes, dedicou-se à dublagem, emprestando sua voz a personagens de animações como Os Flintstones, Bam-Bam e Pedrita, Os Simpsons e Banana Splits.
Nos últimos anos, além de atuar como dublador, Jay também trabalhou em uma organização que oferece suporte a ex-atores mirins e exerceu a função de agente penitenciário na Flórida. Seu último trabalho como ator foi no filme Dickie Roberts, o Pestinha Cresceu. E mais: Netflix tenta parceria com governo federal. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução e divulgação; Fonte: UOL; O Globo)